Curso de Formação
-Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente Ação de Formação releva para efeitos de progressão na carreira de Educadores e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e ao abrigo do artigo 3.º do Despacho n.º 779/2019, de 18 de janeiro, alterado pelo Despacho nº 4840/2023 de 21 de abril de 2023, de acordo com o ponto 1, alínea d), releva na dimensão científico-pedagógica (artigo 9.º) para efeitos de progressão na carreira dos docentes de todos os grupos de recrutamento.
Destinado a: Todos os grupos de docência.
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente Ação de Formação releva para efeitos de progressão na carreira de Educadores e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e ao abrigo do artigo 3.º do Despacho n.º 779/2019, de 18 de janeiro, alterado pelo Despacho nº 4840/2023 de 21 de abril de 2023, de acordo com o ponto 1, alínea d), releva na dimensão científico-pedagógica (artigo 9.º) para efeitos de progressão na carreira dos docentes de todos os grupos de recrutamento.
Marcos Daniel Santos Bazmandegan - Acreditado pelo CCPFC
Datas: Dias 5, 6, 7 e 8 de Janeiro
Local: A distância (Plataforma Zoom)
Horário:
Dias 5, 6 e 7: 18h:30 – 20h:30 (Síncronas); 20h:30 – 22h30 (Assíncronas)
Dia 8: 18h:30 – 21h:30 (Síncronas)
Nº Horas: 15 Horas
Possuir computador (ou telemóvel) com ligação à internet com câmara e microfone. A Plataforma a usar será a Zoom.
Educadores e Professor associados da APEFP - 30 Euros
Educadores e Professores não associados - 55 Euros
Email: apefp2008@gmail.com
Telefone: 968207267
Objetivos a atingir:
• Compreender os fundamentos teóricos da Logoterapia enquanto psicologia centrada no sentido.
• Refletir sobre a relevância educativa da busca de sentido como motor de desenvolvimento humano.
• Explorar formas de integrar os conceitos da Logoterapia em contextos pedagógicos, promovendo resiliência e sentido em alunos.
• Analisar criticamente a visão de Viktor Frankl sobre sofrimento, liberdade e transcendência como pilares de uma educação integral.
Conteúdos da Ação:
1. Introdução à Logoterapia e à Psicologia do Sentido
• Vida e obra de Viktor Frankl.
• Fundamentos da Logoterapia: liberdade de vontade, vontade de sentido e sentido da vida.
• A pessoa humana como ser bio-psico-espiritual.
2. O Sofrimento e a Superação: Educar para a Resiliência Existencial
• O sofrimento como desafio à liberdade interior.
• Experiência de Frankl nos campos de concentração e o testemunho de sentido.
• Educar para encontrar sentido em contextos de crise.
3. Liberdade, Responsabilidade e Transcendência na Educação
• A responsabilidade como resposta ao sentido da vida.
• Educação como caminho de autotranscendência.
• Princípios da pedagogia logoterapêutica.
4. Aplicações Práticas da Logoterapia no Contexto Escolar
• Estratégias para desenvolver sentido em sala de aula.
• Atividades e propostas didáticas com base na Logoterapia.
• Educação para valores, cidadania e plenitude pessoal.
Regime de avaliação dos formandos:
A todos os formandos das ações de formação contínua será atribuída uma classificação quantitativa na escala de 1 (um) - a 10
(dez) valores, arredondada às décimas;
O referencial da escala de avaliação é o previsto no no 2, do artigo 46o do ECD, aprovado pelo DecretoLei no 41/2012, de - 21
de fevereiro:
- De 9,0 a 10,0 valores — Excelente
- De 8,0 a 8,9 valores — Muito Bom em
- De 6,5 a 7,9 valores — Bom
- De 5,0 a 6,4 valores — Regular
- De 1,0 a 4,9 valores — Insuficiente
- Sendo atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação: - Participação individual/Grupo 20%
- Realização das tarefas nas sessões/ Qualidade e adequação dos trabalhos desenvolvidos - 40%
- Trabalho de avaliação individual. - 40%