Curso de Formação que releva ao abrigo do artigo 8º e artigo 9º para avaliação e progressão em carreira dos Professores dos Grupos 200, 210, 220 e 300
Destinado a: Professores dos Grupos 200, 210, 220 e 300
-Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º e do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente Ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210, 220 e 300.
Marina Rocha -Acreditada pelo CCPFC
Datas: Dias 12, 13, 15 e 16 de Janeiro
Local: A distância (Plataforma Zoom)
Horário:
Dias 12, 13, 15: 18h:30 – 20h:30 (Síncronas); 20h:30 – 22h30 (Assíncronas)
Dia 16: 18h:30 – 21h:30 (Síncronas)
Nº Horas: 15 Horas
Possuir computador (ou telemóvel) com ligação à internet com câmara e microfone. A Plataforma a usar será a Zoom.
Educadores e Professor associados da APEFP - 30 Euros
Educadores e Professores não associados - 55 Euros
Email: apefp2008@gmail.com
Telefone: 968207267
Objetivos a atingir:
• Dotar os Professores de conhecimentos científicos / académicos sobre a biografia e a obra poética, contista e romanesca de António Lobo Antunes.
• Analisar o disposto no número anterior sob o escopo das diferentes áreas da Língua Portuguesa, designadamente Léxico, Morfologia, Sintaxe, Pragmática / Linguística Textual.
• Proporcionar aos docentes a realização de tarefas práticas de consubstanciação dos temas linguístico-literários abordados para cada nível de ensino.
• Promover a partilha, a reflexão conjunta e o diálogo a partir de perspetivações linguísticas / literárias pessoais de interpretação dos percursos de leitura apresentados pela formadora.
• Estimular o gosto pelo interface entre Linguística e Literatura por meio dos referidos percursos de leituras propostos.
• Planear e / ou adaptar recursos educativos, em formato impresso e digital, essenciais à disciplina de Português.
• Promover contextos educativos de inclusão, tolerância, respeito e cidadania ativa.
Conteúdos da ação:
1. Percursos biográficos de António Lobo Antunes.
2. O escritor na 1ª pessoa – entrevistas, conversas, fotobiografia.
3. Análise de edições facsimiladas e paratextos manuscritos da obra antuniana.
4. Percurso pela obra completa do autor (títulos e conteúdos resumativos):
4.1«Letrinhas de Cantigas» (poesia)
4.2 «A História do Hidroavião» (conto infanto-juvenil)
4.3 A crónica antuniana «Uma piscina para crianças».
4.4 O romance.
5. A palavra na escrita antuniana (Léxico). Mapeamento lexical de África na escrita romanesca.
6. A frase na escrita antuniana (Sintaxe, sobretudo em contexto de estruturas de coordenação e subordinação, designadamente a elipse lacunar).
7. O texto antuniano (Linguística Textual).
7.1 Discursos dentro do discurso - polifonia (linguagem parodiada, citada e palimpséstica).
8. Adaptações textuais:
8.1 para o Cinema - «Cartas da guerra», de Ivo Ferreira (2016);
8.2 para o Teatro – Teatro Nacional D. Maria II (Oficina - 2007).
9. Propostas didáticas (impressas e digitais) da obra antuniana para a aula de Português (todos os domínios abordados).
10. António Lobo Antunes: o agora da sua vida (textos da Imprensa).
Regime de avaliação dos formandos:
A todos os formandos das ações de formação contínua será atribuída uma classificação quantitativa na escala de 1 (um) a 10 (dez) valores, arredondada às décimas;
O referencial da escala de avaliação é o previsto no no 2, do artigo 46o do ECD, aprovado pelo Decreto-Lei no 41/2012, de - 21 de fevereiro:
- De 9,0 a 10,0 valores — Excelente
- De 8,0 a 8,9 valores — Muito Bom em
- De 6,5 a 7,9 valores — Bom
- De 5,0 a 6,4 valores — Regular
- De 1,0 a 4,9 valores — Insuficiente
- Sendo atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação:
- Participação individual/Grupo 20%
- Realização das tarefas nas sessões/ Qualidade e adequação dos trabalhos desenvolvidos - 40%
- Trabalho de avaliação individual. - 40%