Curso de Formação
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente Ação de Formação releva para efeitos de progressão na carreira de Educadores e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e ao abrigo do artigo 3.º do Despacho n.º 779/2019, de 18 de janeiro, alterado pelo Despacho nº 4840/2023 de 21 de abril de 2023, de acordo com o nº 1, alínea d), releva na dimensão científico-pedagógica (artigo 9.º) para efeitos de progressão na carreira dos docentes de todos os grupos de recrutamento.
Destinado a: Todos os grupos de docência.
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente Ação de Formação releva para efeitos de progressão na carreira de Educadores e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e ao abrigo do artigo 3.º do Despacho n.º 779/2019, de 18 de janeiro, alterado pelo Despacho nº 4840/2023 de 21 de abril de 2023, de acordo com o nº 1, alínea d), releva na dimensão científico-pedagógica (artigo 9.º) para efeitos de progressão na carreira dos docentes de todos os grupos de recrutamento.
Diana Silva -Acreditada pelo CCPFC
Datas: Dias 5, 12, 19 e 26 de Janeiro
Local: A distância (Plataforma Zoom)
Horário:
Dias 5, 12 e 19: 18h:30 – 20h:30 (Síncronas); 20h:30 – 22h30 (Assíncronas)
Dia 26: 18h:30 – 21h:30 (Síncronas)
Nº Horas: 15 Horas
Possuir computador (ou telemóvel) com ligação à internet com câmara e microfone. A Plataforma a usar será a Zoom.
Educadores e Professor associados da APEFP - 30 Euros
Educadores e Professores não associados - 55 Euros
Email: apefp2008@gmail.com
Telefone: 968207267
Objetivos a atingir:
- Favorecer uma compreensão crítica e abrangente da diversidade cultural e da interculturalidade no espaço educativo, identificando os seus principais desafios e potencialidades.
- Dotar os/as docentes de recursos, estratégias e instrumentos práticos que possibilitem a gestão positiva de conflitos e situações de tensão intercultural.
- Incentivar práticas pedagógicas que promovam pertença, respeito mútuo e valorização da pluralidade cultural como fonte de enriquecimento coletivo.
- Desenvolver competências sociais nos/as docentes que os/as habilitem a trabalhar junto dos alunos/as dimensões como a empatia, a solidariedade e a cooperação.
- Estimular a análise crítica de políticas e práticas educativas à luz dos princípios da interculturalidade, favorecendo mudanças que reforcem a in
Conteúdos da ação:
• Módulo 1 – Eu na Interculturalidade
- Perspetiva histórica sobre migração e diversidade cultural
- As pessoas migrantes
- O sentimento de pertença cultural
• Módulo 2 – Interculturalidade: desafio ou oportunidade
- Estratégias de adaptação cultural: exclusão, segregação, assimilação e integração
- Conceitos: multiculturalismo, interculturalismo e pluralismo
- Benefícios da diversidade cultural para a aprendizagem
• Módulo 3 – Diferenças culturais e ambiente escolar
- Discriminação, xenofobia e racismo
- Prevenção de atitudes discriminatórias em ambiente escolar
- Ações de prevenção da discriminação
• Módulo 4 – Estratégias de integração e promoção da interculturalidade em ambientes educativos
- O papel do/a docente
- Plataformas e recursos educativos
- Proposta de intervenção
Regime de avaliação dos formandos:
A todos os formandos das ações de formação contínua será atribuída uma classificação quantitativa na escala de 1 (um) - a 10
(dez) valores, arredondada às décimas;
O referencial da escala de avaliação é o previsto no no 2, do artigo 46o do ECD, aprovado pelo DecretoLei no 41/2012, de - 21
de fevereiro:
- De 9,0 a 10,0 valores — Excelente
- De 8,0 a 8,9 valores — Muito Bom em
- De 6,5 a 7,9 valores — Bom
- De 5,0 a 6,4 valores — Regular
- De 1,0 a 4,9 valores — Insuficiente
- Sendo atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação: - Participação individual/Grupo 20%
- Realização das tarefas nas sessões/ Qualidade e adequação dos trabalhos desenvolvidos - 40%
- Trabalho de avaliação individual. - 40%