Curso de Formação | Integrado na Base de Formação RBE (Rede de Bibliotecas Escolares)
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente Ação de Formação releva para efeitos de progressão na carreira de Educadores e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e ao abrigo do artigo 3.º do Despacho n.º 779/2019, de 18 de janeiro, alterado pelo Despacho nº 4840/2023 de 21 de abril de 2023, de acordo com o nº1, alínea d), releva na dimensão científico-pedagógica (artigo 9.º) para efeitos de progressão na carreira dos docentes de todos os grupos de recrutamento.
Destinado a: Todos os grupos de docência.
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente Ação de Formação releva para efeitos de progressão na carreira de Educadores e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e ao abrigo do artigo 3.º do Despacho n.º 779/2019, de 18 de janeiro, alterado pelo Despacho nº 4840/2023 de 21 de abril de 2023, de acordo com o nº1, alínea d), releva na dimensão científico-pedagógica (artigo 9.º) para efeitos de progressão na carreira dos docentes de todos os grupos de recrutamento.
Eugénio Oliveira -Acreditado pelo CCPFC
Datas: Dias 18, 19 e 20 de dezembro
Local: A distância (Plataforma Zoom)
Horário:
Dias 18 e 19: 18h:30 – 20h:30 (Síncronas); 20h:30 – 22h30 (Assíncronas)
Dia 20: 9h:30 – 11h:30 (Síncronas); 11h:30 – 12h:30 (Assíncronas); 17h:00 - 20h00 (Síncronas)
Nº Horas: 15 Horas
Possuir computador (ou telemóvel) com ligação à internet com câmara e microfone. A Plataforma a usar será a Zoom.
Educadores e Professor associados da APEFP - 30 Euros
Educadores e Professores não associados - 55 Euros
Email: apefp2008@gmail.com
Telefone: 968207267
Objetivos a atingir:
- Conhecer o Referencial da Educação para o Desenvolvimento como uma Educação para o Pensar e para a Cidadania;
- Conhecer o enquadramento Curricular do Referencial para o Desenvolvimento;
- Conhecer a estreita relação entre o Referencial da educação para o Desenvolvimento e o programa curricular da Filosofia para Crianças;
- Reconhecer a Filosofia para Crianças como uma abordagem dos valores éticos através da Comunidade de Investigação;
- Proporcionar a apreensão da indagação filosófica e a experiência da sua constituição;
- Reconhecer a importância do questionamento filosófico;
- Identificar um conto filosófico;
- Reconhecer o conto como suporte textual em Filosofia para Crianças;
- Possibilitar aos professores, através da filosofia, o acesso a uma abordagem educativa integrada, reflexiva, crítica e criativa propiciadora do desenvolvimento de habilidades de pensamento;
- Estimular a apreensão de competências fundamentais para a prática pedagógica com as crianças;
- Criar condições para a troca e reflexão conjunta de experiências e de metodologias e materiais didáticos..
Conteúdos da ação:
Módulo 1
1. O REFERENCIAL DE EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO E SUA RELAÇÃO COM A FILOSOFIA PARA
CRIANÇAS E JOVENS – 4 horas
1.1. A convergência do enquadramento Curricular do Referencial da Educação para o Desenvolvimento e as temáticas do
programa curricular da Filosofia para Crianças e Jovens
1.2. A convergência dos programas voltados para uma Educação da Cidadania e do Pensar:
1.3. O Pensamento multidimensional no Referencial para o Desenvolvimento e na Filosofia para Crianças: pensamento
reflexivo, crítico, criativo e cuidadoso
Módulo 2
2. A EXPERIÊNCIA DO QUESTIONAMENTO FILOSÓFICO – 4 horas
2.1. As perguntas filosóficas: definição e importância de perguntas filosóficas
2.2. Apreensão da indagação filosófica e a experiência da sua constituição
2.3. A Pedagogia da Comunidade de Investigação: o Diálogo, a Problematização e a Concetualização
Módulo 3
3.O PAPEL DA NARRATIVA E DO CONTO FILOSÓFICO NA DINAMIZAÇÃO DE SESSÕES/AULAS DE FILOSOFIA
PARA CRIANÇAS E JOVENS – 4 Horas
3.1. O conto como suporte textual em Filosofia para Crianças
3.2. O conto filosófico e o exercício do pensamento crítico e criativo
3.3. Elaboração de narrativa e de plano de sessão/aula com questionamento filosófico.
3.4 Aplicação prática do plano em contexto de Formação.
Regime de avaliação dos formandos:
A todos os formandos das ações de formação contínua será atribuída uma classificação quantitativa na escala de 1 (um) - a 10
(dez) valores, arredondada às décimas;
O referencial da escala de avaliação é o previsto no no 2, do artigo 46o do ECD, aprovado pelo DecretoLei no 41/2012, de - 21
de fevereiro:
- De 9,0 a 10,0 valores — Excelente
- De 8,0 a 8,9 valores — Muito Bom em
- De 6,5 a 7,9 valores — Bom
- De 5,0 a 6,4 valores — Regular
- De 1,0 a 4,9 valores — Insuficiente
- Sendo atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação: - Participação individual/Grupo 20%
- Realização das tarefas nas sessões/ Qualidade e adequação dos trabalhos desenvolvidos - 40%
- Trabalho de avaliação individual. - 40%