Curso de Formação
-Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º e do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente Ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100, 110 e 910
Destinado a: Professores dos Grupos 100, 110 e 910
-Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º e do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente Ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100, 110 e 910
Mestre Ana Mécia Rodrigues Aleixo Marques de Oliveira - Mestre em Linguística
Datas: Dias 5, 6, 9 e 13 de dezembro
Local: A distância (Plataforma Zoom)
Horário:
Dia 5: 18h:30 – 20h:30 (Síncronas)
Dia 6: 10h:00 – 12h:00 (Síncronas)
Dia 9: 18h:30 – 20h:30 (Síncronas)
Dia 13: 10h:00 – 13h:00 (Síncronas)
+6 horas assíncronas de trabalho autónomo
Nº Horas: 15 Horas
Possuir computador (ou telemóvel) com ligação à internet com câmara e microfone. A Plataforma a usar será a Zoom.
Educadores e Professor associados da APEFP - 30 Euros
Educadores e Professores não associados - 55 Euros
Email: apefp2008@gmail.com
Telefone: 968207267
Objetivos a atingir:
- Dotar os docentes de conhecimentos teóricos e teórico-práticos potenciadores de uma visão sustentada e atualizada do papel central da consciência fonológica na aprendizagem da leitura e da escrita.
- Convergir estratégias de ensino relativas ao domínio da oralidade e desenvolvimento da consciência fonológica
- Refletir sobre didáticas de ensino no âmbito da consciência fonológica.
- Possibilitar o contacto com materiais e técnicas promotoras do desenvolvimento da consciência fonológica.
- Planificar e produzir materiais de apoio pedagógico adequados à idade e etapa de desenvolvimento das crianças, aplicá-los nas atividades de sala e/ou em momentos de apoio ou reforço individualizado e avaliar a sua eficácia.
Conteúdos da ação:
Módulo 1
•Apresentação da formadora, formandos, objetivos e metodologia da formação.
•Comunicação, linguagem e fala.
•Pré-competências linguísticas e não linguísticas para a aprendizagem da leitura e escrita;
Módulo 2
•Apresentação do aparelho fonador.
•Descrição do sistema fonético e fonológico do Português Europeu.
•Consciência fonológica: conceito, interações e desenvolvimento.
•Implicações fonéticas e/ou fonológicas na aprendizagem da leitura e da escrita.
Módulo 3
•Fatores que influenciam a aprendizagem da leitura e da escrita
a. Fatores intrínsecos à criança
b. Fatores extrínsecos à criança
•A Consciência fonológica (CF)
a. Etapas de desenvolvimento da CF
b. Avaliação e sinalização da etapa de desenvolvimento da CF em cada criança
c. Metodologias promotoras da CF em sala de jardim
d. Estratégias e técnicas de intervenção em pequeno grupo ou em contexto individualizado em problemas de desenvolvimento da CF
Módulo 4
•Apresentação das dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita mais comuns:
a. etiologia e sinais de alerta na linguagem oral e escrita.
b. Dislexia, Disortografia e Disgrafia
•Apresentação de um caso clínico, plano de intervenção e respetivos recursos utilizados
•Estratégias pedagógicas de intervenção para alunos: elaboração de recursos para casos concretos propostos pelas formandas.
•Apresentação e discussão dos recursos.
Regime de avaliação dos formandos:
A todos os formandos das ações de formação contínua será atribuída uma classificação quantitativa na escala de 1 (um) - a 10
(dez) valores, arredondada às décimas;
O referencial da escala de avaliação é o previsto no no 2, do artigo 46o do ECD, aprovado pelo DecretoLei no 41/2012, de - 21
de fevereiro:
- De 9,0 a 10,0 valores — Excelente
- De 8,0 a 8,9 valores — Muito Bom em
- De 6,5 a 7,9 valores — Bom
- De 5,0 a 6,4 valores — Regular
- De 1,0 a 4,9 valores — Insuficiente
- Sendo atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação: - Participação individual/Grupo 20%
- Realização das tarefas nas sessões/ Qualidade e adequação dos trabalhos desenvolvidos - 40%
- Trabalho de avaliação individual. - 40%