Curso de Formação
-Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º e do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente Ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 410.
Destinado a: Professores do Grupo 410
-Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º e do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente Ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 410.
Artur Galvão - Acreditado pelo CCPFC
Datas: Dias 9, 10, 11 e 12 de Dezembro
Local: A distância (Plataforma Zoom)
Horário:
Dias 9 e 10: 18h:30 – 20h:30 (Síncronas); 20h:30 – 21h30 (Assíncronas)
Dias 11: 18h:30 – 20h:30 (Síncronas); 20h:30 – 22h30 (Assíncronas)
Dias 12: 18h:30 – 21h:30 (Síncronas); 21h:30 – 23h30 (Assíncronas)
Nº Horas: 15 Horas
Possuir computador (ou telemóvel) com ligação à internet com câmara e microfone. A Plataforma a usar será a Zoom.
Educadores e Professor associados da APEFP - 30 Euros
Educadores e Professores não associados - 55 Euros
Email: apefp2008@gmail.com
Telefone: 968207267
Objetivos a atingir:
- Compreender o ‘choque’ causado por Kuhn na Filosofia da Ciência e as suas consequências;
- Conhecer os desafios contemporâneos aos problemas da demarcação e do método científico;
- Conhecer a imagem da ciência proposta pelo programa construtivista;
- Conhecer a imagem da ciência proposta pelo programa cognitivista;
- Conhecer as imagens e desafios à ciência propostas pelas abordagens feminista, ciência de dados e da filosofia das ciências particulares.
Conteúdos da Ação:
1. O ‘Choque’ Kuhniano’
a. Da imagem popular da ciência ao ‘choque kuhniano’
b. Filosofia da Ciência vs História, Psicologia e Sociologia da Ciência
c. Viragem historicista e naturalista
2. Desafios à Demarcação e ao Método
a. O problema da demarcação em Popper e Kuhn
b. Laudan e a morte da demarcação
c. Mahner e a demarcação reconsiderada
d. O problema do método: Dedução, indução e coerência explicativa
e. Fayerabend contra o método
f. Gimbel e os métodos da ciência
3. Imagem da Ciência 1: O Programa Construtivista
a. Kuhn e o mundo
b. Knorr-Cetina e o laboratório como fábrica do conhecimento
c. Latour e Woolgar e a construção ontológica
4. Imagem da Ciência 2: O Programa Cognitivista
a. Kuhn e o sujeito do conhecimento
b. Giere e a teoria cognitiva unificada da ciência
5. Imagem da Ciência 3: Outros Caminhos
a. Crítica feminista
b. Ciência de dados
c. Filosofia das Ciências Particulares
Regime de avaliação dos formandos:
A todos os formandos das ações de formação contínua será atribuída uma classificação quantitativa na escala de 1 (um) - a 10
(dez) valores, arredondada às décimas;
O referencial da escala de avaliação é o previsto no no 2, do artigo 46o do ECD, aprovado pelo DecretoLei no 41/2012, de - 21
de fevereiro:
- De 9,0 a 10,0 valores — Excelente
- De 8,0 a 8,9 valores — Muito Bom em
- De 6,5 a 7,9 valores — Bom
- De 5,0 a 6,4 valores — Regular
- De 1,0 a 4,9 valores — Insuficiente
- Sendo atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação: - Participação individual/Grupo 20%
- Realização das tarefas nas sessões/ Qualidade e adequação dos trabalhos desenvolvidos - 40%
- Trabalho de avaliação individual. - 40%