Curso de Formação
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente Ação de Formação releva para efeitos de progressão na carreira de Educadores e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e ao abrigo do artigo 3.º do Despacho n.º 779/2019, de 18 de janeiro, alterado pelo Despacho nº 4840/2023 de 21 de abril de 2023, de acordo com o ponto 1, alínea d), releva na dimensão científico-pedagógica (artigo 9.º) para efeitos de progressão na carreira dos docentes de todos os grupos de recrutamento.
Destinado a: Todos os grupos de docência.
-Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente Ação de Formação releva para efeitos de progressão na carreira de Educadores e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e ao abrigo do artigo 3.º do Despacho n.º 779/2019, de 18 de janeiro, alterado pelo Despacho nº 4840/2023 de 21 de abril de 2023, de acordo com o ponto 1, alínea d), releva na dimensão científico-pedagógica (artigo 9.º) para efeitos de progressão na carreira dos docentes de todos os grupos de recrutamento.
Eugénio Oliveira e Marcos Bazmandegan -Acreditado pelo CCPFC
Datas: Dias 10 e 17 de Janeiro (sábados)
Local: A distância (Plataforma Zoom)
Horário:
Dia 10: 09h:30 - 11h:30 (Síncronas); 11h:30 - 13h:30 (Assíncronas); 17h:00 - 19h00 (Síncronas); 19h:00 - 21h:00 (Assíncronas)
Dias 17: 9h:30 - 11h:30 (Síncronas); 11h:30 - 13h:30 (Assíncronas); 17h:00 - 20h:00 (Síncronas)
Nº Horas: 15 Horas
Possuir computador (ou telemóvel) com ligação à internet com câmara e microfone. A Plataforma a usar será a Zoom.
Educadores e Professor associados da APEFP - 30 Euros
Educadores e Professores não associados - 55 Euros
Email: apefp2008@gmail.com
Telefone: 968207267
Objetivos a atingir:
• Compreender os fundamentos históricos e filosóficos do Estoicismo e a sua relevância no contexto educativo contemporâneo.
• Desenvolver competências para integrar princípios estoicos na prática pedagógica, promovendo resiliência, autocontrolo e sentido de propósito nos alunos.
• Explorar estratégias didáticas inspiradas no Estoicismo para fomentar o pensamento crítico e a educação para a cidadania.
• Reconhecer a importância da Stoa como espaço de diálogo e aprendizagem pública, estabelecendo paralelos com a escola moderna.
• Promover uma cultura escolar mais focada no sentido de vida, autoconsciência e bem-estar emocional.
• Utilizar o Estoicismo como ferramenta para gerir conflitos e desafios no ambiente escolar, tanto para professores como para alunos.
Conteúdos da ação:
• Compreender os fundamentos históricos e filosóficos do Estoicismo e a sua relevância no contexto educativo contemporâneo.
• Desenvolver competências para integrar princípios estoicos na prática pedagógica, promovendo resiliência, autocontrolo e sentido de propósito nos alunos.
• Explorar estratégias didáticas inspiradas no Estoicismo para fomentar o pensamento crítico e a educação para a cidadania.
• Reconhecer a importância da Stoa como espaço de diálogo e aprendizagem pública, estabelecendo paralelos com a escola moderna.
• Promover uma cultura escolar mais focada no sentido de vida, autoconsciência e bem-estar emocional.
• Utilizar o Estoicismo como ferramenta para gerir conflitos e desafios no ambiente escolar, tanto para professores como para alunos.
Regime de avaliação dos formandos:
A todos os formandos das ações de formação contínua será atribuída uma classificação quantitativa na escala de 1 (um) - a 10
(dez) valores, arredondada às décimas;
O referencial da escala de avaliação é o previsto no no 2, do artigo 46o do ECD, aprovado pelo DecretoLei no 41/2012, de - 21
de fevereiro:
- De 9,0 a 10,0 valores — Excelente
- De 8,0 a 8,9 valores — Muito Bom em
- De 6,5 a 7,9 valores — Bom
- De 5,0 a 6,4 valores — Regular
- De 1,0 a 4,9 valores — Insuficiente
- Sendo atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação: - Participação individual/Grupo 20%
- Realização das tarefas nas sessões/ Qualidade e adequação dos trabalhos desenvolvidos - 40%
- Trabalho de avaliação individual. - 40%