Curso de Formação
-Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º e do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente Ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 410.
Destinado a: Professores do Grupo 410
-Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º e do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente Ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 410.
Artur Galvão - Acreditado pelo CCPFC
Datas: Dias 21, 23, 24 e 31 de Outubro
Local: A distância (Plataforma Zoom)
Horário:
Dias 21 e 23: 18h:30 – 20h:30 (Síncronas); 20h:30 – 21h30 (Assíncronas)
Dias 24: 18h:30 – 20h:30 (Síncronas); 20h:30 – 22h30 (Assíncronas)
Dias 31: 18h:30 – 21h:30 (Síncronas); 21h:30 – 23h30 (Assíncronas)
Nº Horas: 15 Horas
Possuir computador (ou telemóvel) com ligação à internet com câmara e microfone. A Plataforma a usar será a Zoom.
Educadores e Professor associados da APEFP - 30 Euros
Educadores e Professores não associados - 55 Euros
Email: apefp2008@gmail.com
Telefone: 968207267
Objetivos a atingir:
- Compreender os problemas da possibilidade, origem e justificação do conhecimento
- Conhecer a filosofia do conhecimento de R. Descartes
- Conhecer a filosofia do conhecimento de D. Hume
- Compreender as proximidades e afastamentos das filosofias de conhecimento de Descartes e Hume
- Compreender a atualidade pertinência das filosofias de conhecimento de Descartes e Hume
- Criar dispositivos didáticos sobre o tema e que possam vir a ser partilhados como recursos educativos abertos.
Conteúdos da Ação:
1. Introdução [1h síncronas + 1h assíncronas]
a. Os problemas da possibilidade, origem e justificação do conhecimento
b. A busca do conhecimento: contextos e objetivos de Descartes e Hume
c. Racionalismo e Empirismo: o otimismo epistémico
2. O Racionalismo Cartesiano [3h síncronas + 2h assíncronas]
a. A doença epistémica: multiplicidade de opiniões e ceticismo
b. A cura: método racional (fase destrutiva e construtiva) e a sua aplicação: res cogitans, res extensa, res divina
c. Problema da origem: racionalismo (intuição intelectual)
d. Problema da justificação: fundacionalismo (ideias inatas)
e. Problema da possibilidade: dogmatismo (certeza absoluta)
3. Empirismo Humeano [3h síncronas + 2h assíncronas]
a. A doença epistémica: fantasias metafísicas dogmáticas
b. A cura: método experimental (fase destrutiva e construtiva) e a sua aplicação: relações de ideias e questões de facto
c. Problema da origem: empirismo (impressões sensíveis)
d. Problema da justificação: fundacionalismo (ideias simples)
e. Problema da possibilidade: dogmatismo (ceticismo mitigado: problema da causalidade e da indução)
4. Descartes e Hume nos Nossos Dias [2h síncronas + 1h assíncronas]
a. O debate da demarcação e do método
b. O debate dogmatismo-ceticismo
Regime de avaliação dos formandos:
A todos os formandos das ações de formação contínua será atribuída uma classificação quantitativa na escala de 1 (um) - a 10
(dez) valores, arredondada às décimas;
O referencial da escala de avaliação é o previsto no no 2, do artigo 46o do ECD, aprovado pelo DecretoLei no 41/2012, de - 21
de fevereiro:
- De 9,0 a 10,0 valores — Excelente
- De 8,0 a 8,9 valores — Muito Bom em
- De 6,5 a 7,9 valores — Bom
- De 5,0 a 6,4 valores — Regular
- De 1,0 a 4,9 valores — Insuficiente
- Sendo atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação: - Participação individual/Grupo 20%
- Realização das tarefas nas sessões/ Qualidade e adequação dos trabalhos desenvolvidos - 40%
- Trabalho de avaliação individual. - 40%