A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

Tarefa assíncrona - Perplexity

Tarefa ChatPdf

Tarefa ChatPdf

por Ana Patrícia Ribeiro Venâncio - Número de respostas: 0

Peço desculpa por estar a fazer aquir a fazer a tarefa referente ao ChatPdf, mas não consegui abrir um novo tópico.

Utilizei o ChatPdf para rever em sala de aula com alunos do 1º Ciclo os verbos e os pronomes pessoais. Pedi para resumir, fazer flashcards e uma ficha de trabalho baseado num pdf de uma página do manual de Português sobre gramática. Fiquei muito satisfeita com o resultado, principalmente com o resumo e a ficha de trabalho que se adequa perfeitamente ao 1º Ciclo. Com esta tarefa, percebi  que puderei usar o ChatPdf, para consolidar e rever de uma forma rápida, prática e que motiva os alunos os vários conteúdos das diversas disciplinas que leciono no 1ºCiclo. Comprendi, também, que estas plataformas de IA são de fato uma mais valia para minha prática letiva.

Seguem abaixo os recursos produzidos pelo ChatPdf.

Resumo: Verbos e Pronomes Pessoais

Os verbos são palavras que expressam ações, estados ou acontecimentos. Eles se organizam em três conjugações conforme a terminação do infinitivo:

• 1.ª conjugação: verbos terminados em -ar (ex: falar, amar)
  • 2.ª conjugação: verbos terminados em -er (ex: comer, beber)
  • 3.ª conjugação: verbos terminados em -ir (ex: dormir, partir)

A forma do verbo no infinitivo indica seu radical, que pode ser regular (mantém-se igual em todas as formas, ex: falar) ou irregular (não se mantém, ex: ser).

Os verbos variam em:

• Pessoa (1.ª, 2.ª, 3.ª)
  • Número (singular, plural)
  • Tempo (presente, pretérito perfeito, futuro)
  • Modo (indicativo)

Os pronomes pessoais substituem os nomes e indicam quem fala, com quem se fala ou de quem se fala.

Exemplos no presente do indicativo do verbo "falar":

• Eu falo (1.ª pessoa singular)
  • Tu falas (2.ª pessoa singular)
  • Ele/ela fala (3.ª pessoa singular)
  • Nós falamos (1.ª pessoa plural)
  • Vós falais (2.ª pessoa plural)
  • Eles/elas falam (3.ª pessoa plural)

Tabela dos pronomes pessoais:

Número

Pessoa

Pronome pessoal

Singular

1.ª pessoa

eu

2.ª pessoa

tu

3.ª pessoa

ele, ela

Plural

1.ª pessoa

nós

2.ª pessoa

vós

3.ª pessoa

eles, elas

Flashcard 1

• Frente: Verbos - O que expressam? (Imagens sugeridas: pessoa correndo, pessoa feliz, montanha)
  • Verso: Os verbos exprimem:
  • Ação (Ex: João joga futebol)
  • Estado (Ex: O professor está feliz)
  • Acontecimento (Ex: Nevou na serra da Estrela)

Flashcard 2

• Frente: Três conjugações dos verbos
  • Verso: 1.ª conjugação: verbos terminados em -ar (amar, cantar, admirar) 2.ª conjugação: verbos terminados em -er (ler, ver, beber) 3.ª conjugação: verbos terminados em -ir (dormir, partir, vir)

Flashcard 3

• Frente: Verbos regulares x irregulares
  • Verso:
  • Regulares: mantêm o radical em todas as formas Ex: falar – falo, falas, fala, falamos, falais, falam
  • Irregulares: mudam o radical em algumas formas Ex: ser – sou, és, é, somos, sois, são

Ficha de Português – Verbos e Pronomes Pessoais

Nome: ______________________ Data: _____/_____/____

1. O que é um verbo? ovo Uma palavra que nomeia pessoas. ovo Uma palavra que indica ação, estado ou acontecimento. ovo Uma palavra que expressa emoção.
  2. Quais são as três conjugações dos verbos? Escreve um exemplo de cada. 1.ª conjugação: ___________________ 2.ª conjugação: ___________________ 3.ª conjugação: ___________________
  3. O que é o radical de um verbo? Dá um exemplo com o verbo falar.

1. Conjuga o verbo falar na 1.ª pessoa do singular no presente do indicativo. Eu ___________________________
  2. Quais são os pronomes pessoais para a 2.ª pessoa do plural (vós) e a 3.ª pessoa do singular? 2.ª pessoa do plural: _________________ 3.ª pessoa do singular: _________________