A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

"A minha viagem... a minha descoberta"

A minha viagem

A minha viagem

por Isabel da Conceição Ferreira - Número de respostas: 0
  1. Quem sou:
  • Isabel da Conceição Ferreira
  • Educadora de Infância
  • Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga

2. O que faço aqui (na formação):

• Estou nesta formação para aprofundar mais os meus conhecimentos sobre esta nova realidade que vivemos de interculturalidade nas nossas escolas e nas nossas vidas.
  • Espero encontrar partilhas/reflexões que me façam estar mais atenta e que encontre estratégias para melhorar a minha prática educativa perante esta nova vivência/convivência para ir sempre ao encontro do respeito/dialogo/compreensão/empatia.

3. Porque vim por este caminho / quem me trouxe?

• Já frequentei várias formações neste centro de formação e gostei muito. Tanto das formações, dos formadores e da forma como são apresentadas e dinamizadas.
  • Estou nesta formação para realizar horas de formação para progredir na minha carreira.

4. Para onde vou?

•  Enquanto educadora de infância, espero caminhar em direção a uma prática educativa cada vez mais consciente. Espero conseguir criar um espaço educativo que acolha cada criança na sua singularidade, onde as diferenças se transformam em pontes para o diálogo e para a compreensão mútua.
  • Espero ir ao encontro de uma educação que liberta, que ensina a respeitar, a conviver e a valorizar as múltiplas vozes que compõem o mundo.
  • Rumo à construção de uma escola onde todos os alunos, independentemente da sua cultura, se sintam representados e valorizados.

5. O que e/ou quem levarei sempre comigo?

Levarei comigo todos os que poderem embarcar nesta viagem.

Não só os conhecimentos ou estratégias pedagógicas, mas sobretudo as experiências e aprendizagens que me transformem. Levo comigo cada um que me ensine a ver o mundo com outros olhos, e que contribua para o meu crescimento.

Nesta viagem da interculturalidade, compreendo que a diversidade não é um desafio a ultrapassar, mas uma riqueza a acolher. Por isso, levo sempre comigo o compromisso de escutar, respeitar e valorizar as diferenças, promovendo o diálogo e a inclusão. Levo também a consciência de que educar é um ato profundamente humano, onde o afeto, a empatia e a abertura ao outro são essenciais.