A minha viagem profissional já começou há muitos anos, tem sido uma viagem muito enriquecedora, com momentos inesquecíveis, alguns difíceis e dolorosos, outros mais “soft” e muito prazerosos. Tenho experiência e consciência que gerir uma sala de aula e lidar com seres humanos, em pleno ato de construção, crescimento e afirmação, é uma tarefa complexa e um desafio desgastante, em modo de constante adaptação ao que vai acontecendo dentro e fora da escola.
Sinto uma preocupação e uma necessidade de estar sempre preparada para tudo e para todos na escola, o que me leva a frequentar formação relevante para melhorar a minha ação pedagógica. Vim para esta formação com a expectativa de refletir sobre esta nova realidade educativa, sala de aula multicultural e diversa, através da partilha e troca de experiências com outros professores e com a formadora. Vim para compreender melhor como gerir e valorizar pedagogicamente a pluralidade cultural, como agir em situações de tensão intercultural e como combater o preconceito e a discriminação.