A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

"A minha escola na prevenção de atitudes discriminatórias"

por Patrícia Alexandra dos Santos Romão - Número de respostas: 0

A Escola Secundária de Fonseca Benevides (ESFB), em Lisboa, onde leciono este ano letivo, é a escola sede do Ensino a Distância (E@D), uma iniciativa do Ministério da Educação, que tem como objetivo dar resposta educativa a alunos impossibilitados de frequentar as aulas em regime presencial. Dispõe ainda de uma vasta oferta formativa, em regime presencial, no âmbito do ensino profissionalizante.

A escola desenvolve diversos projetos focados na inclusão, saúde e inovação pedagógica, destacando-se o projeto Humaniza+AÇÃO, o Projeto UBUNTU e o ensino a distância (sede do EDI). A escola promove também o "Fonseca Solidária" e a educação para a saúde (PES).

Projetos e Clubes:
  • Humaniza+AÇÃO – Escola Feliz: Focado em formação para alunos e professores, visando a promoção da cidadania através da reflexão e do respeito 
  • Projeto UBUNTU: Focado no desenvolvimento de competências socioemocionais.
  • PES (Projeto Educação para a Saúde):Promoção de saúde mental, física e segurança.
  • Fonseca Solidária: constituído por alunos, professores, assistentes operacionais e encarregados de educação, que
    desenvolvem atividades de promoção da cidadania ativa, consciente e responsável, no âmbito da solidariedade social

No âmbito do Plano da Educação para a Cidadania, todas as turmas, quer do E@D, quer do Ensino Profissional, trabalham e desenvolvem atividades de carácter interdisciplinar de temas como o dos "Direitos Humanos", da "Interculturalidade", da "Igualdade", da "Saúde" e da "Diversidade Cultural" visando fomentar nos alunos a promoção de atitudes de consciência ativa, de respeito pelo outro, de empatia e de inclusão.