A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

"A minha escola na prevenção de atitudes discriminatórias"

por Cláudia Filipa Ventura Correia - Número de respostas: 0

Uma vez que é uma escola com uma vasta diersidade cultural, existem diversos projetos e atividades que promovem a interculturalidade e a prevenção de atitudes discriminatórias. Entre eles, destacam-se:

• Projetos de Educação e Saúde e o Plano de Turma no âmbito da Educação para a Cidadania, que abordam temas como os direitos humanos, a diversidade cultural, a igualdade e a inclusão, promovendo simultaneamente a interdisciplinaridade entre diferentes áreas curriculares. Por exemplo, no âmbito do PES, realizei um trabalho com as minhas turmas de 7º ano, onde os alunos desenharam os seus rostos, integrando as emoções, as expressões individuais, as cores e a interculturalidade, que foi exposta ontem na Biblioteca escolar e dá pelo nome "Muitas cores, muitos rostos, um só mundo". No que diz respeito ao Plano de Turma no âmbito da Educação para a Cidadania, da minha direção de turma, o peojeto chama-se "Muros com voz: Imigração e Direitos Humanos na Arte Urbana", os alunos já realizaram várias atividades, inclusive entrevistas a alunos migrantes e na minha disciplina, vão começar agora com os esboços para a realização de uma pintura mural. Em geral com as outras turmas de 7º e 8º ano, estou a realizar cartazes, ilustrações, etc de acordo com o tema escolhido por cada uma delas. 

• Comemoração de datas e eventos interculturais, como o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial e o Dia da Diversidade Cultural, através do desenvolvimento de atividades de sensibilização, reflexão e debate com a comunidade educativa.

• Atividades dinamizadas pela Biblioteca Escolar, nomeadamente exposições e sessões de leitura.

• Clubes e projetos escolares, como o projeto "ComParte" e o projeto "Vozes que Tranformam", promovidos pelos técnicos de mediação linguística e cultural, que incentivam a participação ativa dos alunos e o respeito pela diferença.

• Grupo de Danças do Mundo (Danças africanas e Bollywood), que participa regularmente em atividades dinamizadas dentro e fora do espaço escolar, tendo inclusivamente atuado no seminário da CPCJ-Amadora.

• Turma de acolhimento, destinada a alunos que não dominam a língua portuguesa. Estes alunos frequentam um número definido de horas nesta turma e vão sendo integrados, de forma faseada, nas disciplinas da turma de origem, começando pelas disciplinas de caráter mais prático.

• A escola integra a REEI – Rede de Escolas para a Educação Intercultural, uma iniciativa da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), promovida em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE) e a Fundação Aga Khan Portugal. A REEI centra-se na partilha de práticas e recursos, na aprendizagem colaborativa e na reflexão conjunta sobre os princípios e valores da Educação Intercultural e da Diversidade, promovendo a transformação das escolas em três dimensões fundamentais: a cultura organizacional, o currículo e a comunidade.

• No dia de hoje, a equipa técnica e pedagógica realizou uma campanha de sensibilização no interior da escola, no âmbito do mês da prevenção dos maus-tratos na infância e juventude, em parceria com a Comissão Social da Junta de Freguesia de Águas Livres (Amadora).

Estas iniciativas contribuem de forma clara e consistente para a construção de uma cultura escolar baseada no respeito, na aceitação da diversidade e na promoção de valores democráticos e inclusivos.