A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

"A minha escola na prevenção de atitudes discriminatórias"

Paula Pereira - A minha escola na prevenção de atitudes discriminatórias

Paula Pereira - A minha escola na prevenção de atitudes discriminatórias

por Paula Cristina Esperanço Pereira - Número de respostas: 0

A meu ver, a escola tem um papel fundamental na formação de cidadãos conscientes, críticos e respeitadores da diversidade. No que diz respeito à prevenção de atitudes discriminatórias, a minha escola, Agrupamento de Escolas de Albergaria a Velha,  desenvolve um conjunto alargado de iniciativas que promovem a interculturalidade, a inclusão e o respeito pelos Direitos Humanos.

A partir da pesquisa que realizei, verifiquei que existem vários clubes que contribuem para este objetivo. Destacam-se o Clube Europeu, o Clube das Línguas e o Clube da Ciência Viva, entre outros. Estes espaços permitem aos alunos contactar com diferentes culturas, línguas e perspetivas, incentivando o diálogo intercultural e combatendo estereótipos e preconceitos. Ao participar nestes clubes, os alunos desenvolvem uma maior abertura ao outro e aprendem a valorizar a diversidade.

Para além disso, a minha escola promove diversos projetos no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, como, por exemplo, campanhas de sensibilização para os Direitos Humanos e  ações  de Voluntariado. Estas iniciativas sensibilizam os alunos para questões sociais relevantes, incentivando atitudes de solidariedade, empatia e respeito. Também projetos internacionais como Erasmus+ e eTwinning proporcionam o contacto com alunos de outros países, permitindo a partilha de experiências culturais e o desenvolvimento de competências interculturais essenciais.

Nas minhas aulas de Inglês, ao longo do ano letivo, são celebradas várias datas importantes, como o Dia Europeu das Línguas (26 de setembro), com atividades lúdicas promovidas pela Comissão Europeia, que valorizam a diversidade linguística. Para além disso, comemoram-se festividades como o Halloween, o Natal, Martin Luther King’s DaySt. Patrick’s Day e Pancake Day, permitindo aos alunos conhecer tradições de diferentes culturas e refletir sobre temas como a igualdade e os direitos civis.

Outras atividades desenvolvidas nas minhas aulas incluem projetos como “My Dominant Linguistic Constellation (DLC)” e “My City’s Linguistic Landscape”, que incentivam os alunos a explorar a diversidade linguística presente no seu quotidiano. Estas atividades promovem a consciência cultural e ajudam a compreender a importância da convivência harmoniosa entre diferentes comunidades.

Em conclusão, a minha escola demonstra um forte compromisso na prevenção de atitudes discriminatórias através de clubes, projetos e atividades pedagógicas diversificadas. Ao promover o respeito pela diferença e a valorização da interculturalidade, contribui para a formação de cidadãos mais tolerantes, inclusivos e preparados para viver numa sociedade cada vez mais multicultural.