A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

"A minha viagem... a minha descoberta"

Diário de bordo- 1ª sessão

Diário de bordo- 1ª sessão

por Maria Alexandra Soares da Lomba - Número de respostas: 0

" Quem sou?"

Sou a Alexandra Lomba, educadora de infância há 35, profissão que abracei com dedicação e que continua a fazer parte de quem sou.

Ao longo destes anos fui aprendendo que ser educadora é muito mais do que ensinar. É acolher, escutar, observar, compreender, respeitar e sobretudo estar disponível para aprender todos os dias com cada crianças que passa pela nossa vida.

Atualmente exerço funções no Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima, onde continuo a viver esta profissão com a mesma vontade de aprender e de fazer melhor.

"O que faço aqui"

Estou aqui porque acredito que enquanto educadora nunca paramos de aprender.

Cada criança que chega até nós traz consigo uma história, uma família, uma lígua, esperiências e formas próprias de olhar o mundo. Quando essa criança vem de outro país, ou de uma realidade cultural diferente da nossa, sinto ainda mais necessidade de compreender, conhecer e de encontrar estratégias que me permitam acolhê-la verdadeiramente.

Procuro conhecimentos e ferramentas que me ajudem a tornar a escola num espaço onde a criança se sinta segura, respeitada, valorizada e acima de tudo, pertencente.

" Porque vim por este caminha?/ Quem me trouxe?"

Foi a necessidade de compreender melhor as culturas com que me cruzo, e com que continuarei a cruzar-me ao longo do meu percurso profissional.

Vim por iniciativa própria, movida pela curiosidade e pelo desejo de aprender e também porque necessito de créditos para progressão na carreira e como já sou associada esta temática despertou o meu interesse e curiosidade.

" Para onde vou?"

Vou para a minha escola com um olhar mais atento, mais aberto e mais consciente para as diferentes realidades culturais que vou encontrar. Levarei também comigo as experiências e reflexões partilhadas pelos colegas pois apesar de percursos diferentes os desafios são comuns.

" O que levo ou levarei sempre comigo?"

Levarei comigo 35 anos de experiências, aprendizagens, momentos felizes de desafios e também de algumas dificuldades que me fizeram crescer enquanto profissional e enquanto pessoa.

Levarei os novos conhecimentos que esta formação me proporcionar, as dúvidas que me fizeram refletir e as experiências dos colegas. Mas há algo que levarei sempre comigo, as crianças, são elas que dão sentido à minha profissão.

Cada criança deixa um pouco de si em nós e, ao mesmo tempo , leva consigo um pouco daquilo que somos capazes de lhe dar. Porque ser educadora para mim também é isto: nunca deixar de aprender para continuar a ensinar, acolher e cuidar melhor.