1- Quem sou? - Chamo-me Alexandra Guina, tenho 52 anos e resido no distrito de Coimbra. Estou a lecionar as disciplinas de Psicologia e Sociologia, do ensino regular e profissional, e Cidadania e Desenvolvimento do 7º ano, na escola Secundária de Mira. Sou uma pessoa em constante construção, marcada pelas minhas experiências, pelos lugares onde cresci e vivi, pelas pessoas que encontrei pelo caminho e pelas aprendizagens que fui adquirindo ao longo da vida.
2- O que faço aqui? - Estou aqui para aprender, mas também para questionar e repensar algumas das minhas práticas pedagógicas. A diversidade está presente diariamente nas escolas e nas salas de aula - diferentes culturas, línguas, experiências de vida, estilos e modos de vida. A interdisciplinaridade é uma temática que faz parte das disciplinas que leciono e com isso pretendo compreender melhor como transformar essa diversidade numa oportunidade de aprendizagem e de enriquecimento coletivo.
3- Porque vim por este caminho? Quem me trouxe? - Escolhi este caminho porque acredito na educação enquanto espaço de transformação e de inclusão. Acredito que uma escola verdadeiramente inclusiva não deve limitar-se a aceitar que somos diferentes; deve criar oportunidades para que todos possam ser quem efetivamente são. Quem me trouxe foi uma colega da mesma área disciplinar, que falou desta formação e cujo o tema está presente nas aprendizagens essenciais.
4- Para onde vou? - Uma importante questão que me direciona para uma prática educativa mais consciente, mais inclusiva e mais aberta ao diálogo e tolerância. Todos os alunos são diferentes e cada um traz consigo uma história, uma cultura, uma identidade e um conjunto de experiências que merecem ser escutadas e respeitadas.
5- O quê / quem levarei comigo? - Levarei comigo novas aprendizagens, novas perguntas e, sobretudo, uma maior consciência da responsabilidade que tenho enquanto professora. E levarei comigo as pessoas que fizeram parte do meu percurso: alunos, colegas, formadores e todos aqueles que, através das suas experiências e perspectivas, contribuíram para o meu crescimento pessoal e social.