A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

"Ser Professor/a na Inter e na Multiculturalidade..."

"Ser Professor/a na Inter e na Multiculturalidade.."Ser

"Ser Professor/a na Inter e na Multiculturalidade.."Ser

por Aida Maria do Nascimento Rodrigues - Número de respostas: 0

Ser professora num contexto de interculturalidade e  multiculturalidade é reconhecer e valorizar as diferenças culturais presentes no ambiente escolar, promovendo sempre o respeito, a inclusão e a igualdade de oportunidades. O papel do docente passa sempre por criar estratégias que integrem diferentes culturas e combatam preconceitos e desenvolvam competências de Cidadania .Deste modo o ambiente escolar, torna-se um lugar de convivência ,de aprendizagem  e de enriquecimento mútuo. Um exemplo que posso mostrar é quando os alunos chegam a uma escola e não dominam a língua o que se torna logo uma barreira para a comunicação, pois sente dificuldade em participar nas aulas e integrar-se no grupo/turma. Cabe ao docente promover estratégias, tais como, trabalhos de pares para que o aluno se sinta mais acolhido e valorizado (fiz isto sempre nas aul

as de Cidadania),o que facilita a sua adaptação e participação. A diversidade cultural traz benefícios para a aprendizagem ,como o desenvolvimento da empatia e da cooperação entre alunos, enriquecendo as aulas com diferentes experiências. Todavia a barreira linguística também exige a necessidade de adotar estratégias pedagógicas para responder a ritmos e contextos diferentes. Com esta metodologia de fazer trabalhos de pares, no presente ano letivo, consegui que um aluno me surpreende-se em responder-me em português e começar-se a rir e veio abraçar-me. Senti que tinha conseguido que ele já construía frases e já era aceite pelos outros .Ficámos ambos super felizes.

Portugal que me escolheu   Portugal escolheu acolher estes alunos migrantes que chegam cheios de sonhos e de vontade de construir um futuro melhor junto dos seus pais e familiares. A escola assume o papel principal no acolhimento, promovendo a inclusão e o respeito pela igualdade de oportunidades. Enquanto docentes cabe-nos a nós transformar as diferenças em riqueza, criando ambientes de aprendizagem onde cada aluno se sinta protegido e integrado. Só assim poderemos contribuir para uma sociedade mais justa, intercultural e solidária.

Pluralismo Sendo este um principio fundamental de uma sociedade democrática, baseado no respeito pela diversidade de culturas, religiões ,línguas identidades e formas de viver. A escola promove a inclusão ,onde cada aluno é valorizado pelas suas características e vivências contribuindo para um ambiente de aprendizagem mais rico e equitativo A escola desempenha um papel essencial na formação de cidadãos conscientes e capazes de conviver com a diferença de uma forma ativa tornando-se responsável por uma sociedade multicultural .O Pluralismo é uma oportunidade para fortalecer e enriquecer aprendizagens e promover uma educação baseada na igualdade e no respeito pelos Direitos Humanos.

Aima (Agência para a Integração, Migrações e Asilo) é o organismo que desempenha o papel fundamental na promoção da integração de pessoas migrantes em Portugal .Em contexto educativo a AIMA apoia iniciativas que promovem a inclusão, o diálogo intercultural e o combate á discriminação, contribuindo para uma escola mais acolhedora ,inclusiva e respeitadora da diversidade .A sua atuação incide sobre o respeito, pela diversidade cultural na igualdade de oportunidades e na convivência entre diferentes culturas.