1- Quem sou? Isabel Marina da Silva Moreira, docente do grupo 320 (Francês) a lecionar no Agrupamento de Escolas Daniel Faria, Baltar em Paredes, distrito do Porto. Eu também sou uma migrante desde 1991, oriunda de França.
2- O que faço aqui (na formação)? Primeiramente, o tema é muito atual e pertinente, tendo em consideração a realidade que vivemos nas nossas escolas e por isso estou ávida de descobrir e adquirir estratégias, instrumentos práticos e ferramentas adequadas que me possam auxiliar nas minhas práticas educativas, que reforcem a inclusão e a igualdade de oportunidades dos alunos migrantes. Depois, aprender mais sobre o tema e assim evoluir pessoal e profissionalmente, por forma a conseguir também promover nas práticas pedagógicas o respeito, a pertença e a valorização da pluralidade cultural para o enriquecimento coletivo.
3- Porque vim por este caminho/ quem me trouxe? Vim, felizmente, por este caminho não só para colmatar muitas das lacunas que tenho sentido ao lidar diariamente com os meus alunos estrangeiros, como também porque possuo uma vontade tremenda de ajudá-los a ultrapassar todo tipo de barreira com a qual se deparem. Por outro lado, quero conseguir auxiliar os restantes colegas de turma a serem mais empáticos e respeitadores das suas tradições culturais, assim como incutir neles valores como a solidariedade, a cooperação e entreajuda, por forma a termos verdadeiramente uma escola mais inclusiva.
4- Para onde vou? Vou nesta viagem maravilhosa e desafiadora de descoberta de novos ensinamentos para um futuro mais promissor e acolhedor em que teremos uma sociedade intercultural e multicultural formada por pessoas mais empáticas e ricas culturalmente.
5- O que e/ou quem levarei sempre comigo? Levarei sempre comigo, com certeza, um olhar mais atento, mais esperançoso e uma bagagem muito mais sólida, repleta de partilhas e ensinamentos imprescindíveis na resolução de novos desafios, desejando fazer alguma diferença na vida de muitos jovens/alunos/cidadãos do mundo. Levarei ainda comigo todos os meus alunos migrantes, a formadora Diana e os colegas participantes nesta formação que me ajudarão a ter sucesso neste meu propósito.