A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

"A minha viagem... a minha descoberta"

A Minha Viagem a Bordo

A Minha Viagem a Bordo

por Cristina Maria Rebelo Siopa - Número de respostas: 0

1. Quem sou

Chamo-me Cristina Siopa. Sou natural das Caldas da Rainha, a orgulhosa terra da cerâmica, das cavacas e dos tradicionais beijinhos das Caldas. Na minha rota profissional, sou professora do grupo 600 (Artes Visuais) no Agrupamento de Escolas da Lourinhã, onde assumo o leme da disciplina de Geometria Descritiva A com turmas do 10.º e 11.º anos.

2. O que faço aqui na formação:

Subo a bordo nesta formação com o objetivo claro de enriquecer a minha bagagem pedagógica. Sinto necessidade de aprofundar conhecimentos e de aprender — assim como partilhar — técnicas eficazes de integração. O meu foco centra-se, essencialmente, nos alunos estrangeiros, cujas barreiras culturais e dificuldades no domínio da língua portuguesa condicionam, tantas vezes, o sucesso do seu processo de aprendizagem.

3. Porque vim para este caminho/ Quem me trouxe?

Vim em busca de respostas e de novas estratégias para minimizar o impacto da barreira linguística. No ensino secundário, esta missão ganha uma urgência acrescida, já que o cumprimento rigoroso do programa e a pressão dos exames nacionais representam um desafio colossal. Os verdadeiros responsáveis por me trazerem a esta viagem foram todos os alunos estrangeiros que cruzaram o meu caminho ao longo da minha carreira. Foram eles que me lançaram neste "mar alto", ensinando-me a nunca baixar os braços perante os contratempos e as adversidades da maré.

4. Para onde vou?

O meu rumo será sempre o mesmo: ajudar o outro. Seja no acolhimento de quem chega, seja no apoio ao aluno para que ele descubra o seu próprio potencial e caminho.

5. O que e/ou quem levarei sempre comigo?

Nesta travessia, levo comigo a riqueza de todos os colegas desta formação e a grandeza das experiências que já partilhamos. Para que a viagem faça ainda mais sentido, trago ferramentas práticas de comunicação, como o meu telemóvel e um dicionário, que me ajudarão a superar as minhas próprias limitações linguísticas e a compreender melhor quem fala outra língua. Acima de tudo, viajo munida de respeito, boa disposição, humildade e persistência — os meus acessórios indispensáveis para interagir com todos os que partilham comigo este desafio a bordo.