A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

"A minha viagem... a minha descoberta"

A minha viagem na Caravela "Descobertas"

A minha viagem na Caravela "Descobertas"

por Maria de Fátima Clemente Bica - Número de respostas: 0

Olá a todos. Eu sou a Fátima Bica, professora do grupo 330 Inglês no Agrupamento de Escolas de Mira desde o século passado. Feliz ou infelizmente, dou aulas na terra onde nasci e sempre vivi. Por um lado, é bom estar a cinco minutos do edifício escolar, viver no campo, conhecer toda a gente. Por outro lado, é mau conhecer toda a gente e toda a gente nos conhecer: nunca sabemos quem é que nos vai interpelar no supermercado para dizer por que razão o filho não fez o TPC.

Vim para esta formação não porque precise de créditos, mas porque o tema me interessa: de onde vimos, para onde vamos, que carga cultural e genética carregamos, que caminhos os nossos antepassados fizeram para desaguarem em nós, que cruzamentos se fizeram, que legado passaremos aos nossos descendentes... No entanto, apesar de cada um e todos sermos um caldo cultural em trânsito, a desinformação, a ignorância até, leva à xenofobia, ao racismo, à exclusão.

Hoje em dia, nestes tempos de migrações, emigrações e imigrações, a escola, enquanto microcosmos da sociedade, é o local ideal onde inclusão e exclusão coabitam. Os docentes, na linha da frente, desempenham aqui um papel fundamental na desconstrução de crenças e mitos, tendo, para isso, de usar as ferramentas certas, ferramentas essas que espero vir a adquirir nesta formação.

O preconceito não deixa de ser irónico num país que deu novos mundos ao mundo, que se espalhou pelas sete partidas em várias vagas de emigração, que terá sentido na pele o próprio preconceito. Portanto, devia ter aprendido.

Até porque as viagens na Caravela “Descobertas” vão continuar infinitamente e a hora é de levar TODOS. E não esquecer a bagagem da compreensão, do respeito, da solidariedade, da empatia,  da cooperação… Para chegar a bom porto.