A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

Sessão Assíncrona | Plataforma Curipod

Curipod - Judite Nogueira

Curipod - Judite Nogueira

por Judite Marlene Sousa Silva Nogueira - Número de respostas: 0

Gosto de conhecer novas aplicações e fazer uso das mesmas em contexto de sala de aula, mas nos últimos anos não tenho usado uma grande variedade de aplicações devido ao escasso tempo que tenho para as experimentar e colocar em prática. Felizmente, com a integração da Inteligência Artificial a nessas aplicações, como o Padlet, Gamma e Curipod, todo o trabalho está mais facilitado. Eu desconhecia o Curipod e gostei da possibilidade de usar essa ferramenta para criar aulas interativas com sondagens e quizzes. Uma das principais vantagens que gostei nessa aplicação é que ela gera um feedback imediato aos alunos sobre as suas respostas e isso facilita não apenas uma melhor compreensão da matéria por parte dos alunos, mas também contribui para a autorregulação das aprendizagens, evitando a tarefa morosa de ser o professor a dar esse feedback individualizado a cada aluno. Essa funcionalidade revela-se útil quando pretendo que os alunos respondam a questões abertas sobre determinado tema. Também a funcionalidade das sondagens se revela muito útil, não apenas para a minha disciplina, mas para todas em geral.

No que respeita às limitações, prende-se com o facto de não ter todas as funcionalidades ativas na versão gratuita e ainda não fornecer a opção de escrever em Português de Portugal. Depois, de realizar uma apresentação interativa sobre os descobrimentos portugueses, solicitei a tradução para Espanhol (porque para além de professora de História também leciono Espanhol) e constatei que a tradução não estava bem feita em determinadas frases, mas já ajuda bastante na redução do trabalho de tradução.

Link Apresentação Curipod