A exploração da plataforma Curipod permitiu-me conhecer uma ferramenta inovadora que alia a Inteligência artificial à criação de aulas mais dinâmicas, interativas e centradas no aluno. A sua utilização revelou-se intuitiva e bastante acessível, permitindo que em poucos minutos, seja possível criar apresentações, questões interativas, sondagens, atividades de reflexão e momentos de avaliação formativa.
Considero que um dos aspetos mais relevantes do Curipod é a capacidade de promover uma participação ativa dos alunos. Em vez de assumirem um papel meramente recetivo, os alunos são convidados a responder a desafios, expressar opiniões, colaborar e refletir sobre os conteúdos abordados, favorecendo uma aprendizagem mais significativa e motivadora.
No contexto da minha prática docente, na disciplina de Física e Química, reconheço diversas áreas de aplicação. A ferramenta pode ser utilizada para reproduzir novos temas, explorar conceções prévias dos alunos, promover discussões sobre fenómenos ciêntificos, consolidar aprendizagens através de questões interativas e realizar avaliações formativas em tempo real. Também poderá constituir um recurso valioso na dinamização das atividades laboratoriais, projetos interdiscipinares e momentos de revisão para a preparação dos exames nacionais.
Outro aspeto que considero particularmente interessante é a possibilidade de adaptar rapidamente os conteúdos às características da turma, permitindo uma maior diferenciação pedagógica e respondendo às necessidades específicas dos alunos. A integração da IA facilita igualmente a elaboração de recursos contribuindo para uma gestão mais eficiente do tempo do professor, sem comprometer a qualidade pedagógica.
Em síntese, considero que o Curipod representa uma ferramenta com elevado potencial educativo, capaz de tornar as aulas ,ais participativas, criativas e envolventes. Como qualquer recurso digital, a sua eficácia dependerá sempre da intencionalidade pedagógica com que é utilizada. Estou motivada a continuar a explorar as suas funcionalidades e integrá-las, de forma equilibrada e crítica, na minha prática letiva, promovendo uma aprendizagem mais ativa, colaborativa e centrada no desenvolvimento das competências dos alunos.
Tenho muita pena que a atividade de um professor esteja muito burocratizada, pois se houvesse oportunidade, tempo... para se dedicar a explorar e desenvolver estes recursos, o ensino tornar-se -ia "espetacular", tanto para os alunos como para o professor!