A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

📖 Proposta A – Leitura com Chatbot

Leitura com Chatbot - " A ovelhinha preta"

Leitura com Chatbot - " A ovelhinha preta"

por Ana Sofia Alfaiate Cabeleira - Número de respostas: 0

Proposta A – Leitura com Chatbot

Objetivo: Explorar como os chatbots podem apoiar a compreensão, interpretação e análise de textos.

Identificação do recurso:

A ovelhinha preta De Elizabeth Shaw

“Era uma vez um pastor que vivia muito longe nas montanhas. Tinha um cão pastor chamado Piloto, que o ajudava a guardar as ovelhas. O Piloto guardava as ovelhas enquanto o pastor ficava sentado numa pedra a fazer malha. O pastor fazia meias e cachecóis e camisolas e cobertores, todos de lã, e vendia os no mercado da aldeia. Quando o pastor reparava que uma ovelha se estava a afastar do rebanho, pegava num apito de madeira e dava uma curta apitadela. Era um sinal para o Piloto correr atrás da ovelha e trazê-la outra vez para junto das outras. Então o Piloto sentia- se muito importante. Ao pôr do Sol o pastor dava uma apitadela longa, e isto significava que o Piloto tinha de reunir as ovelhas e conduzi-las para o redil. À medida que as ovelhas iam saltando lá para dentro, o pastor contava-as para ter a certeza de que estavam todas. Todas as ovelhas eram brancas, menos uma. Havia uma ovelhinha preta. Quando o Piloto ladrava “Todas para a esquerda!” ou “Voltar à direita!” ou “Alto!”, todas as ovelhas obedeciam. Todas, menos a ovelhinha preta, que muitas vezes virava para a esquerda quando devia virar para a direita, porque estava a pensar noutra coisa qualquer. O Piloto ficava aborrecido. Aquela ovelha preta não me obedece! Queixava-se o Piloto ao pastor. E pensa demais! As ovelhas não precisam de pensar. Eu penso por elas! A ovelhinha preta gostaria de ser como as outras. O Piloto repara quando eu faço uma asneira porque eu sou preta dizia ela ao pastor. Não me podias fazer um casaquinho branco para eu passar despercebida? Ora essa! -Respondeu o pastor. -Tu dás até muito jeito. Quando eu vos conto a todas ao saltarem para o redil, quase que adormeço. Mas sou sempre acordado pela minha ovelhinha preta a saltar lá para dentro, especialmente se tu tropeças.”

Shaw, E., Editorial Caminho, 1997

Prompt 1

Com base neste excerto, cria uma ficha de trabalho com 6 questões: 2 de escolha múltipla, 2 de verdadeiro/falso e 2 de correspondência, para alunos do 1.º ano:

Resposta ChatGPT

Ficha de Trabalho – Compreensão da Leitura

Nome: ________________________________ Data: ____ / ____ / ______

Texto: A Ovelhinha Preta – Elizabeth Shaw

1. Escolhe a resposta correta. (Assinala com um X.)

1. Quem ajudava o pastor a guardar as ovelhas?

☐ A gata Mimi.

☐ O cão Piloto.

☐ Um cavalo.

2. De que cor eram quase todas as ovelhas?

☐ Pretas.

☐ Castanhas.

☐ Brancas.

2. Verdadeiro ou Falso

Escreve V (Verdadeiro) ou F (Falso).

3. O pastor fazia meias, cachecóis e camisolas de lã. _____

4. A ovelhinha preta obedecia sempre ao Piloto. _____

3. Liga corretamente.

5. Liga cada personagem ao que faz.

Pastor ●                                             ● Guarda as ovelhas.

Piloto ●                                              ● Faz roupa de lã.

Ovelhinha preta ●                         ● Às vezes distraía-se e não obedecia.

6. Liga cada palavra ao seu significado.

Rebanho ●                        ● Casa das ovelhas.

Redil ●                                ● Grupo de ovelhas.

Apito ●                               ● Objeto que faz um som para dar sinais.

⭐ Desafio

Rodeia a resposta correta:

De que cor era a ovelhinha diferente?

⬜ Branca  ⬛ Preta  🟫 Castanha

Prompt 2

Adapta este texto para alunos com dificuldades de leitura e compreensão, mantendo as ideias principais.

Resposta ChatGPT

A Ovelhinha Preta (Texto Adaptado)

Era uma vez um pastor que vivia nas montanhas.

O pastor tinha um cão chamado Piloto. O Piloto ajudava a guardar as ovelhas.

Enquanto o Piloto tomava conta das ovelhas, o pastor fazia roupa de lã: meias, cachecóis, camisolas e cobertores.

Quando uma ovelha se afastava do rebanho, o pastor apitava. O Piloto corria logo para a trazer de volta.

Ao fim do dia, o pastor dava uma apitadela mais comprida. Era o sinal para o Piloto levar todas as ovelhas para o redil.

Depois, o pastor contava as ovelhas para ver se estavam todas.

Quase todas as ovelhas eram brancas. Só havia uma ovelhinha preta.

O Piloto dizia às ovelhas para virar à esquerda, à direita ou para parar. Todas as ovelhas obedeciam.

A ovelhinha preta, às vezes, distraía-se. Pensava noutras coisas e enganava-se no caminho.

O Piloto ficava zangado e dizia:

— A ovelhinha preta não me obedece!

A ovelhinha preta sentia-se triste. Gostava de ser igual às outras.

Um dia, perguntou ao pastor:

— Podes fazer-me um casaquinho branco? Assim ninguém repara quando eu me engano.

O pastor sorriu e respondeu:

— Não! Tu és muito importante. Quando conto as ovelhas, vejo logo que chegaste. Assim sei que o rebanho está completo.

Reflexão Final

Os chatbots podem ser um bom apoio na compreensão e análise de textos, pois ajudam a adaptar atividades, criar perguntas e simplificar conteúdos de acordo com as necessidades dos alunos, tal como aconteceu na criação da ficha de trabalho sobre a “Ovelhinha preta” e na adaptação do texto para alunos com dificuldades de leitura e compreensão. No entanto, é importante que o professor analise e adapte as propostas, garantindo que estas são adequadas aos objetivos da aprendizagem. Utilizados de forma consciente, os chatbots tornam o trabalho com a leitura mais diversificado e motivador.