Boa tarde,
Apresento o resultado da Proposta B – Escrita Criativa com Chatbot: Gemini
Elemento utilizado: Obra Aventuras de Ulisses – Maria Alberta Menéres e imagem do livro
Prompts utilizados:
PROMPT 1
Sugere três finais alternativos para a obra “Aventuras de Ulisses" – Maria Alberta Menéres
PROMPT 2
Ajuda-me a criar um diário escrito por uma personagem desta obra.
PROMPT3:
Dá-me um exemplo de produto final esperado.
Resultado e exemplo do produto final esperado (em anexo)
Reflexão final (5 a 10 linhas).
Os chatbots podem ajudar a gerar ideias, apoiar a leitura, estimular a escrita e promover a reflexão, mas as decisões pedagógicas, a análise crítica e a autoria devem permanecer nas mãos do utilizador.
Os chatbots podem ser úteis como apoio à prática educativa, nomeadamente na geração de ideias, na organização de informação e na construção de propostas de trabalho para a leitura e para a escrita. Optei por explorar o Gemini, por ser a ferramenta com que tinha menos contacto, o que tornou a atividade ainda mais interessante do ponto de vista da descoberta. Ao longo da interação, fui percebendo também que o próprio chatbot vai orientando a utilização, colocando questões sobre aquilo que pretendemos de forma a ajustar as respostas às nossas necessidades. Ainda assim, o valor destas ferramentas depende muito da forma como são utilizadas, sendo fundamental que o utilizador mantenha um olhar crítico, tome decisões pedagógicas conscientes e assuma a responsabilidade pelo trabalho final.