A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

"Ser Professor/a na Inter e na Multiculturalidade..."

Portugal que me escolheu

Portugal que me escolheu

por Sónia Múrias Mira Coelho - Número de respostas: 0

Portugal que me escolheu

O filme visionado mostra as difíceis escolhas daqueles que têm que abandonar a sua terra-mãe por se encontrarem em situações limite, com frequência com risco de vida.

Refugiados”. Só o nome já integra o significado da “fuga”. Fugir de quê? Porquê? Ninguém escolhe estar nessa situação de grande fragilidade...

Portugal que me escolheu mostra também que muitos desses refugiados encontraram acolhimento em Portugal, mostra um outro lado, que nos deixa com uma réstia de esperança.

Ouvimos testemunhos da Libéria, dos Camarões, da Síria, entre outros, e em todos eles os testemunhos de acolhimento e de solidariedade são visíveis. Paralelamente, alguns deles deixaram explícita a vontade de contribuir com algo positivo, como a mãe orgulhosa, sonhando que a filha se torne cientista.

Sabemos que muitas vezes a escolha por Portugal se prendeu por fatores ligados a documentação e outros fatores burocráticos, mas é reconfortante saber que pelo menos para estas famílias houve um retorno humanitário marcante.

Cada um de nós apenas se encontra a si mesmo no diálogo com os múltiplos outros que o constituem. Cada um de nós é um “outro”, quer pelos papéis que vamos adquirindo ao longo da vida, quer pelos diferentes momentos que vamos vivendo ao longo da vida.