A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

"A minha escola na prevenção de atitudes discriminatórias"

"Diferenças culturais em ambiente escolar"

"Diferenças culturais em ambiente escolar"

por Florbela Cardoso Salvador - Número de respostas: 0

SESSÃO 4 – “Diferenças culturais em ambiente escolar”

. A minha escola na prevenção de atitudes discriminatórias"

. Portugal é um país racista? Como educador, que posso fazer para ajudar no combate ou prevenção?

Diário de bordo

Dia 4 – 12 de junho de 2026

A formadora começou por colocar-nos um desafio: Portugal é um país racista?

A partir desta questão inicial, visualizámos um vídeo e participámos numa reflexão conjunta sobre a temática. De um modo geral, reconhecemos que Portugal não pode ser caracterizado como um país racista. No entanto, foi também salientado que persistem situações de discriminação e preconceito, alimentadas, por vezes, pela crescente difusão de discursos extremistas e nacionalistas.

Durante a discussão, tomámos igualmente consciência de que muitos dos nossos alunos reproduzem discursos de rejeição ou hostilidade em relação aos imigrantes sem compreenderem plenamente o significado e as implicações das suas palavras. Frequentemente, estas atitudes resultam de preconceitos, estereótipos ou ideias preconcebidas adquiridas através dos meios social, familiar, mediático ou redes sociais.

Ao longo da sessão, foram apresentados diferentes tipos de discriminação, nomeadamente a discriminação direta e indireta, a discriminação múltipla e interseccional, bem como diversas formas de racismo. A análise destes conceitos permitiu-nos compreender melhor a complexidade dos fenómenos discriminatórios e a necessidade de desenvolver uma maior consciência crítica relativamente às desigualdades existentes.

Refletimos também sobre o papel da escola enquanto espaço privilegiado de educação para a cidadania, a inclusão e os direitos humanos. A escola e eu como professora temos a responsabilidade de proteger, promover a emancipação e garantir a igualdade de oportunidades para todos os alunos. Contudo, essa missão deve ser conciliada com o respeito pelas identidades culturais, religiosas e sociais de cada indivíduo. Questões como o uso do hijab constituem exemplos concretos da importância de encontrar um equilíbrio entre os princípios da inclusão, da liberdade individual e do respeito pela diversidade.

Neste contexto, tornou-se evidente que o diálogo desempenha um papel fundamental. É através da escuta, da compreensão mútua e da valorização das diferentes perspetivas que se podem prevenir conflitos e construir ambientes educativos mais justos, inclusivos e respeitadores da diversidade.

Por fim, entre outros documentos, a análise da imagem “Agir contra a discriminação” permitiu-nos compreender que a promoção da igualdade e o combate à discriminação não são responsabilidades exclusivas de uma disciplina, escola, mas da sociedade em geral. Pelo contrário, constituem desafios transversais que podem e devem ser trabalhados de forma interdisciplinar e transdisciplinar.