A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

"A minha escola na prevenção de atitudes discriminatórias"

Projetos, atividades, clubes na minha escola

Projetos, atividades, clubes na minha escola

por Helena Patrícia Salazar Martins - Número de respostas: 0

Na escola onde exerço funções, têm sido desenvolvidos diversos projetos e atividades relacionados com a interculturalidade e com a promoção de atitudes de respeito, inclusão e igualdade. Estas iniciativas procuram valorizar a diversidade cultural presente na comunidade educativa, promovendo o conhecimento de diferentes tradições, línguas e costumes.

Entre as atividades existentes destacam-se a celebração de dias comemorativos ligados à diversidade cultural, a realização de histórias e jogos do mundo, partilhas gastronómicas entre famílias, bem como atividades de expressão artística e musical inspiradas em diferentes culturas. Existem também projetos de educação para os valores, centrados na empatia, cooperação e respeito pelas diferenças, contribuindo para a prevenção de comportamentos discriminatórios.

Além disso, a escola promove momentos de diálogo e reflexão com as crianças, adequados à faixa etária, incentivando atitudes de amizade, entreajuda e aceitação do outro. O trabalho desenvolvido envolve frequentemente a participação das famílias, fortalecendo a ligação entre a escola e a comunidade e contribuindo para um ambiente educativo mais inclusivo e multicultural.