Destinado a: Professores dos Grupos 100 e 110
-Para efeitos previstos no nº1 do artº8 e ao abrigo do Despacho nº 4840/2023 de 21 de abril de 2023, que alterou o artigo 3º do Despacho nº 779/2019 de 18 de janeiro, de acordo com o ponto 5 do referido Despacho, a presente ação releva na dimensão científico-pedagógica (artigo 9º) para efeitos de progressão em carreira de educadores e professores dos Grupos 100 e 110.
Eugénio Oliveira – Acreditado pelo CCPFC
Datas: Dias 13, 14 e 15 de Dezembro
Local: A distância (Plataforma Zoom)
Horário: Dias 13 e 14 das 18hh30m às 21h00m (Síncronas) e das 21h00m às 22h30m (Assíncronas); Dia 15 das 18h00m às 21h00m (Síncronas) e da 21h00m às 22h00m (Assíncronas)
Nº Horas: 12 Horas
Possuir computador (ou telemóvel) com ligação à internet com câmara e microfone. A Plataforma a usar será a Zoom.
Educadores e Professor associados da APEFP - 25 Euros
Educadores e Professores não associados - 50 Euros
Email: apefp2008@gmail.com
Telefone: 968207267
Objetivos a atingir:
-Compreender algumas bases do pensamento crítico;
-Desenvolver projectos de intervenção na escola;
-Organizar as temáticas disciplinares segundo uma finalidade de questionamento e intervenção social;
-Aprender técnicas e exercícios aplicáveis em contexto de sala de aula;
-Proporcionar oportunidades favoráveis ao desenvolvimento de um pensamento ético-político crítico, responsável e
socialmente comprometido;
-Aperfeiçoar as capacidades cognitivas e argumentativas; -Proporcionar instrumentos necessários para o exercício
pessoal da razão, contribuindo para o desenvolvimento do raciocínio, da reflexão e da curiosidade científica. -
Compreender algumas bases do pensamento criativo.
Conteúdos da ação:
1.O Pensamento Crítico
1.1.Introdução ao pensamento Crítico
1.2.Transversalidade do pensamento Crítico.
1.3.Competências e atitudes no pensamento crítico
1.4.Ferramentas/habilidades do campo lógico - argumental
2. Metodologia da Problematização
2.1.A prática dialógica como pedagogia em contexto educativo.
2.2.O método do diálogo socrático: o melhor exemplo do exercício do pensamento crítico e da sua utilidade pedagógica.
3. O Papel do professor na Promoção do Pensamento Crítico
3.1.- Ideias para estimular o pensamento Crítico nos alunos,
3.2- Análise de casos práticos de promoção de pensamento crítico
4. Trabalho individual de avaliação.
Regime de avaliação dos formandos:
A todos os formandos das ações de formação contínua será atribuída uma classificação quantitativa na escala de 1 (um) a 10 (dez) valores, arredondada às décimas;
O referencial da escala de avaliação é o previsto no nº 2, do artigo 46º do ECD, aprovado pelo Decreto-Lei nº 41/2012, de 21 de fevereiro:
- de 9,0 a 10,0 valores — Excelente
- de 8,0 a 8,9 valores — Muito Bom
- de 6,5 a 7,9 valores — Bom
- de 5,0 a 6,4 valores — Regular
- de 1,0 a 4,9 valores — Insuficiente
- sendo atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação:
1- Acompanhamento contínuo e formativo do trabalho desenvolvido pelos formandos e grupos de trabalho nas sessões:
. Participação individual/Grupo - 20%
. Realização das tarefas nas sessões/ Qualidade e adequação dos trabalhos desenvolvidos- 40%
. Trabalho de avaliação individual.- 40%