Destinado a: Todos os grupos de docência.
-Para efeitos previstos no nº1 do artº8 e ao abrigo do Despacho nº 4840/2023 de 21 de abril de 2023, que alterou o artigo 3º do Despacho nº 779/2019 de 18 de janeiro, de acordo com o ponto 5 do referido Despacho, a presente ação releva na dimensão científico-pedagógica (artigo 9º) para efeitos de progressão em carreira de todos os educadores e professores.
Anabela Marciel - Acreditada pelo CCPFC
Datas: Dias 8, 11 e 12 de Dezembro
Local: A distância (Plataforma Zoom)
Horário: Dias 8 e 11 das 18h00m às 21h00m (Síncronas) e das 21h00m às 22h30m (Assíncronas) e Dia 12 das 18h00m às 21h00m (Síncronas)
Nº Horas: 12 Horas
Possuir computador (ou telemóvel) com ligação à internet com câmara e microfone. A Plataforma a usar será a Zoom.
Educadores e Professor associados da APEFP - 25 Euros
Educadores e Professores não associados - 50 Euros
Email: apefp2008@gmail.com
Telefone: 968207267
Objetivos a atingir:
– Criar e configurar contas no gmail;
– Utilizar o Google Drive como ferramenta pedagógica de suporte às diversas atividades.
– Usar o Google Classroom na dinamização de boas práticas pedagógicas.
Conteúdos da ação:
I. Explorar ferramentas base do Google:
- Conhecer as diversas ferramentas do universo Google
- Criar conta de email;
- Gerir contactos;
- Criar um calendário;
- Criar um perfil google+.
II. Conhecer o Google Drive:
- Fazer upload de ficheiros;
- Criar novos documentos;
- Criação de Pastas;
- Organização de pastas;
- Partilha de pastas.
III. Conhecer o Google Classroom
- Criação de turma
- Inscrição de alunos
- Organização do espaço
- Comunicar com os alunos
- Disponibilização de recursos
- Criação e avaliação de trabalhos
IV. Conhecer o Google Formulários:
- Criar;
- Temas;
- Tipos de questões;
- Editar;
- Páginas;
- Suplementos: g(math); notifications; form publisher.
Conhecer Google Calendar
Conhecer Google Meet
Regime de avaliação dos formandos:
A todos os formandos das ações de formação contínua será atribuída uma classificação quantitativa na escala de 1 (um) a 10 (dez) valores, arredondada às décimas;
O referencial da escala de avaliação é o previsto no nº 2, do artigo 46º do ECD, aprovado pelo Decreto-Lei nº 41/2012, de 21 de fevereiro:
- de 9,0 a 10,0 valores — Excelente
- de 8,0 a 8,9 valores — Muito Bom
- de 6,5 a 7,9 valores — Bom
- de 5,0 a 6,4 valores — Regular
- de 1,0 a 4,9 valores — Insuficiente
- sendo atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação:
1- Acompanhamento contínuo e formativo do trabalho desenvolvido pelos formandos e grupos de trabalho nas sessões:
. Participação individual/Grupo - 20%
. Realização das tarefas nas sessões/ Qualidade e adequação dos trabalhos desenvolvidos- 40%
. Trabalho de avaliação individual.- 40%