Destinado a: Todos os grupos de docência.
Para efeitos previstos no nº1 do artº8 e ao abrigo do Despacho nº 4840/2023 de 21 de abril de2023, que alterou o artigo 3º do Despacho nº 779/2019 de 18 de janeiro, de acordo com o ponto 5 do referido Despacho, a presente ação releva na dimensão científico-pedagógica (artigo 9º) para efeitos de progressão em carreira de todos os educadores e professores.
Eugénio Oliveira – Acreditado pelo CCPFC
Datas: Dias 8, 9 e 11 de Dezembro
Local: A distância (Plataforma Zoom)
Horário: Dias 8 das 18h30m às 20h30m (Síncronas) e das 20h30m às 22h30m (Assíncrona); Dia 9 das 9h30m às 11h30m (Síncronas) e das 11h30m às 13h30 (Assíncrona); ainda dia 9 das 17h00m às 19h00m (Síncronas) e 19h00m às 21h00m (Assíncrona); Dia 11 das 18h00m às 21h00 (Síncronas).
Nº Horas: 15 Horas
Possuir computador (ou telemóvel) com ligação à internet com câmara e microfone. A Plataforma a usar será a Zoom.
Educadores e Professor associados da APEFP - 25 Euros
Educadores e Professores não associados - 50 Euros
Email: apefp2008@gmail.com
Telefone: 968207267
Objetivos a atingir:
- Possibilitar aos professores, através da filosofia, o acesso a uma abordagem educativa integrada, reflexiva, crítica e criativa propiciadora do desenvolvimento de habilidades de pensamento;
- Fornecer as bases necessárias para a prática com qualidade do diálogo e do relacionamento interpessoal;
- Proporcionar a apreensão da indagação filosófica e a experiência da sua constituição;
- Desenvolver a a consciência da necessidade da educação para a cidadania e a ética;
- Promover a participação no exercício de um pensar em “comunidade de investigação”/questionamento.
Conteúdos da ação:
1. História, fundamentos e pressupostos do Programa Filosofia para Crianças ( 2 horas síncronas + 1 hora assíncrona)
1.1 Sua génese e o seu desenvolvimento;
1.2 Suas eventuais potencialidades;
2. As metodologias da Filosofia para Crianças (2 horas síncronas + 1 hora assíncrona)
2.1 Breve apresentação das metodologias em Filosofia para Crianças
3. O papel do diálogo na prática da filosofia para crianças e jovens, em sala de aula (2 horas síncronas + 1 hora assíncrona)
3.1. A prática dialógica na comunidade de investigação: possibilidades de uma educação para o pensar.
3.2. A comunidade de investigação na sala de aula.
4. Temas e conceitos para a prática pedagógica das sessões de Filosofia para crianças e Jovens (2 hora síncrona + 1 hora assíncrona)
5. Preparação e Elaboração de Plano de sessão de FpCJ - (Ficha de trabalho individual -(1 hora síncrona + 2 hora assíncrona)
Regime de avaliação dos formandos:
A todos os formandos das ações de formação contínua será atribuída uma classificação quantitativa na escala de 1 (um) a 10 (dez) valores, arredondada às décimas;
O referencial da escala de avaliação é o previsto no nº 2, do artigo 46º do ECD, aprovado pelo DecretoLei nº 41/2012, de - 21 de fevereiro:
- De 9,0 a 10,0 valores — Excelente
- De 8,0 a 8,9 valores — Muito Bom
- De 6,5 a 7,9 valores — Bom
- De 5,0 a 6,4 valores — Regular
- De 1,0 a 4,9 valores — Insuficiente
- Sendo atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação: - Participação individual/Grupo
20%
- Realização das tarefas nas sessões/ Qualidade e adequação dos trabalhos desenvolvidos - 40%
- Trabalho de avaliação individual. - 40%