Curso de Formação ( Professores dos Grupos 400 e 410 )
Destinado a: Professores do Grupo 410 ( Grupo 400 a aguardar acreditação)
-Para efeitos previstos no nº1 do artigo 9º RJFC, a presente ação releva na dimensão científico-pedagógica (artigo 9º) para efeitos de progressão em carreira dos Professores dos Grupos 400 e 410.
Nuno Fadigas – Acreditado pelo CCPFC
Datas: Dias 4, 5, 6 e 7 de Dezembro
Local: A distância (Plataforma Zoom)
Horário: Das 18h30 às 20h30
Nº Horas: 13 Horas
Possuir computador (ou telemóvel) com ligação à internet com câmara e microfone. A Plataforma a usar será a Zoom.
Educadores e Professor associados da APEFP - 30 Euros
Educadores e Professores não associados - 55 Euros
Email: apefp2008@gmail.com
Telefone: 968207267
Objetivos a atingir:
- Estabelecer contactos com alguns dos grandes nomes e das grandes correntes da história do cinema;
- Compreender o papel dos realizadores e dos espectadores de cinema aquando da realização, da produção e do visionamento de um filme;
- Tomar um filme não como mera fonte de entretenimento, mas também como um meio didático-pedagógico eficaz para as áreas da História e da Filosofia;
- Aprender a desenvolver guiões de análise de filmes para as aulas de História e de Filosofia do Ensino Secundário;
- Pensar o cinema como contributo para o desenvolvimento do espírito crítico dos jovens.
Conteúdos da ação:
1) Breve história do cinema – do pré-cinema ao cinema digital;
2) O papel pedagógico do cinema no ensino:
2.1.) o filme como espaço para a exposição e levantamento de questões, ideias e argumentos filosóficos;
2.2.) o filme como espaço para a problematização sobre o passado e o presente históricos;
2.3.) a utilização didática do filme – proposta de um guião de análise.
3) Sugestões de filmes para as várias unidades e subunidades dos programas do Ensino Secundário de Filosofia e de História.
4) Apresentação de tarefas e avaliação
Regime de avaliação dos formandos:
A todos os formandos das ações de formação contínua será atribuída uma classificação quantitativa na escala de 1 (um) - a 10 (dez) valores, arredondada às décimas;
O referencial da escala de avaliação é o previsto no no 2, do artigo 46o do ECD, aprovado pelo Decreto-Lei no 41/2012, de - 21 de fevereiro:
- De 9,0 a 10,0 valores — Excelente
- De 8,0 a 8,9 valores — Muito Bom em
- De 6,5 a 7,9 valores — Bom
- De 5,0 a 6,4 valores — Regular
- De 1,0 a 4,9 valores — Insuficiente
- Sendo atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação: - Participação individual/Grupo 20%
- Realização das tarefas nas sessões/ Qualidade e adequação dos trabalhos desenvolvidos - 40%
- Trabalho de avaliação individual. - 40%