Destinado a: Todos os grupos de docência.
- Para efeitos previstos no nº1 do artº8 e ao abrigo do Despacho nº 4840/2023 de 21 de abril de 2023, que alterou o artigo 3º do Despacho nº 779/2019 de 18 de janeiro, de acordo com o ponto 5 do referido Despacho, a presente ação releva na dimensão científico-pedagógica (artigo 9º) para efeitos de progressão em carreira de todos os educadores e professores.
Eugénio Oliveira -Acreditado pelo CCPFC
Datas: Dia 5 de Dezembro e dias 22 e 23 de Janeiro
Local: A distância (Plataforma Zoom)
Horário: Das 18h30m às 20h30m
Nº Horas: 15 Horas
Possuir computador (ou telemóvel) com ligação à internet com câmara e microfone. A Plataforma a usar será a Zoom.
Educadores e Professor associados da APEFP - 30 Euros
Educadores e Professores não associados - 50 Euros
Email: apefp2008@gmail.com
Telefone: 968207267
Objetivos a atingir:
-Reconhecer a Filosofia para Crianças como uma abordagem dos valores éticos através da Comunidade de Investigação;
- Proporcionar a apreensão da indagação filosófica e a experiência da sua constituição;
- Reconhecer a importância do questionamento filosófico;
- Possibilitar aos professores, através da filosofia, o acesso a uma abordagem educativa integrada, reflexiva, crítica e criativa propiciadora do desenvolvimento de habilidades de pensamento;
- Estimular a apreensão de competências fundamentais para a prática pedagógica com as crianças;
- Conhecer os princípios inerente ao método dialógico e ao processo de desenvolvimento de uma sessão de Filosofia para Crianças e Jovens.
- Respeitar as regras de realização da sessão de filosofia para crianças.
- Saber avaliar sessões de filosofia para crianças e jovens.
Conteúdos da ação:
1- ELABORAÇÃO DO PLANO DE SESSÃO DE FILOSOFIA PARA CRIANÇAS E JOVENS
1.1 Seleção do tema/problema a desenvolver por cada formando para a sessão de filosofia para Crianças e Jovens.
1.2. Objetivos gerais e específicos para a sessão
1.3. Ideias chave/conteúdos da sessão
1.4. Materiais/recursos a utilizar na sessão.
1.5. Definição da metodologia a utilizar e processo de desenvolvimento da sessão.
2. OPERACIONALIZAÇÃO DA SESSÃO:
2.1 Plano do trabalho prévio à realização da sessão.
2.2 . Definição das grelhas a utilizar na avaliação da sessão: grelha do tema/problema; grelha de autoavaliação do aluno; inquérito do professor de Filosofia para Crianças.
2.3. Definição do espaço e tempo de sessão.
3. TRABALHO AUTÓNOMO (inclui organização, realização da sessão e síntese dos resultados da aplicação das grelhas de impactos para análise e avaliação)
4. APRESENTAÇÃO, REFLEXÃO E AVALIAÇÃO DAS SESSÕES REALIZADAS.
Regime de avaliação dos formandos:
A todos os formandos das ações de formação contínua será atribuída uma classificação quantitativa na escala de 1 (um) - a 10
(dez) valores, arredondada às décimas;
O referencial da escala de avaliação é o previsto no no 2, do artigo 46o do ECD, aprovado pelo DecretoLei no 41/2012, de - 21
de fevereiro:
- De 9,0 a 10,0 valores — Excelente
- De 8,0 a 8,9 valores — Muito Bom em
- De 6,5 a 7,9 valores — Bom
- De 5,0 a 6,4 valores — Regular
- De 1,0 a 4,9 valores — Insuficiente
- Sendo atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação: - Participação individual/Grupo 20%
- Realização das tarefas nas sessões/ Qualidade e adequação dos trabalhos desenvolvidos - 40%
- Trabalho de avaliação individual. - 40%