Curso de Formação
-Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º e do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente Ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 400 e 410
Destinado a: Professores dos Grupos 400 e 410
-Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º e do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente Ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 400 e 410.
Teresa Mota - Acreditada pelo CCPFC
Datas: Dias 13, 18, 25 e 28 de Junho
Local: A distância (Plataforma Zoom)
Horário:
Dias 13, 18 e 25: 18h:30 – 20h:30 (Síncronas); 20h:30 – 22h30 (Assíncronas)
Dia 28: 10h:00 – 13h:00 (Síncronas)
Nº Horas: 15 Horas
Possuir computador (ou telemóvel) com ligação à internet com câmara e microfone. A Plataforma a usar será a Zoom.
Educadores e Professor associados da APEFP - 30 Euros
Educadores e Professores não associados - 55 Euros
Email: apefp2008@gmail.com
Telefone: 968207267
Objetivos a atingir:
-Fornecer aos formandos conhecimentos relativos à História e à Filosofia das Ciências, de forma a que possam abordar de modo informado e consistente questões relativas ao conhecimento e à prática científica no passado.
-Reconhecer que o conhecimento científico e tecnológico é tão determinante numa determinada época histórica como outros aspetos da atividade humana.
-Compreender que, sem conhecer o contexto científico de uma determinada época, não é possível (re)construir uma narrativa histórica em toda a sua ampla complexidade.
-Percecionar a ciência como um empreendimento humano eminentemente histórico que não é compaginável com uma conceção unitária e a histórica do mesmo, assente, invariavelmente, numa vulgata positivista que tem a Física como modelo.
Conteúdos da Ação:
Módulo I – História da Ciência e Filosofia da Ciência: um casamento de conveniência?
1.Relação histórica entre a História e a Filosofia das Ciências
2.Situação atual na História e na Filosofia das Ciências : a contribuição da obra de Thomas Kuhn (1922-1926) A Estrutura das Revoluções Científicas
Módulo II – Para além da ‘Revolução Científica’
3.Para além da ‘Revolução Científica’: perspectivas históricas atuais
4.O conhecimento e a prática científicos durante a Idade Média e o Renascimento
5.O conhecimento e a prática científicos durante a ‘Revolução Científica’
Regime de avaliação dos formandos:
A todos os formandos das ações de formação contínua será atribuída uma classificação quantitativa na escala de 1 (um) - a 10
(dez) valores, arredondada às décimas;
O referencial da escala de avaliação é o previsto no no 2, do artigo 46o do ECD, aprovado pelo DecretoLei no 41/2012, de - 21
de fevereiro:
- De 9,0 a 10,0 valores — Excelente
- De 8,0 a 8,9 valores — Muito Bom em
- De 6,5 a 7,9 valores — Bom
- De 5,0 a 6,4 valores — Regular
- De 1,0 a 4,9 valores — Insuficiente
- Sendo atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação: - Participação individual/Grupo 20%
- Realização das tarefas nas sessões/ Qualidade e adequação dos trabalhos desenvolvidos - 40%
- Trabalho de avaliação individual. - 40%