Curso de Formação (Professores do Grupo 410)
Destinado a: Professores do Grupo 410
- Para efeitos previstos no nº1 do artigo 9º, a presente ação releva na dimensão científico-pedagógica (artigo 9º) para efeitos de progressão em carreira dos professores do grupo 410.
Artur Galvão - Acreditado pelo CCPFC
Datas: Adiada para Janeiro- Dias 9, 10, 11 e 12 de Janeiro
Local: A distância (Plataforma Zoom)
Horário: Dias 20, 22 e 23 das 18h30m às 20h30m e dia 24 das 18h30m às 21h30m
Nº Horas: 15 Horas
Possuir computador (ou telemóvel) com ligação à internet com câmara e microfone. A Plataforma a usar será a Zoom.
Educadores e Professor associados da APEFP - 30 Euros
Educadores e Professores não associados - 55 Euros
Email: apefp2008@gmail.com
Telefone: 968207267
Objetivos a atingir:
- Compreender a importância da lógica informal, particularmente as aplicações ao quotidiano das teorias dialógicas e linguísticas.
- Compreender e distinguir argumento de contradição, opinião e explicação.
- Conhecer a estrutura dos argumentos.
- Conhecer os tipos de argumentos não-dedutivos.
- Conhecer e praticar a diagramação de argumentos.
- Conhecer e praticar a avaliação de argumentos.
Conteúdos da ação:
1. O Que é Um Argumento?
1.1 Contradição, opinião, explicação e argumentação
1.2 Direito à opinião vs valor da opinião
1.3 O porquê explicativo e o porquê argumentativo
1.4 Indicadores e contextos argumentativos
1.5 Estrutura do argumento
2. Argumentos Não-Dedutivos.
2.1. Indução
2.2. Abdução
2.3. Autoridade
2.4. Analogia
2.5. Causais
2.6. Com base em exemplos
3. Diagramar Argumentos.
3.1. Regra de interpretação
3.2. Decomposição e clarificação do argumento
3.3. Regras, notação e processo de diagramação
4. Avaliar Argumentos.
4.1. Erros a evitar
4.2. Força e cogência
4.3. Critérios de avaliação (1): aceitabilidade, relevância e suficiência
4.4. Critérios de avaliação (2): Estrutura e refutabilidade
Regime de avaliação dos formandos:
A todos os formandos das ações de formação contínua será atribuída uma classificação quantitativa na escala de 1 (um) - a 10 (dez) valores, arredondada às décimas;
O referencial da escala de avaliação é o previsto no nº 2, do artigo 46º do ECD, aprovado pelo DecretoLei nº 41/2012, de - 21 de fevereiro:
- De 9,0 a 10,0 valores — Excelente
- De 8,0 a 8,9 valores — Muito Bom
- De 6,5 a 7,9 valores — Bom
- De 5,0 a 6,4 valores — Regular
- De 1,0 a 4,9 valores — Insuficiente
- Sendo atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação: - Participação individual/Grupo 20%
- Realização das tarefas nas sessões/ Qualidade e adequação dos trabalhos desenvolvidos - 40%
- Trabalho de avaliação individual. - 40%