Curso de Formação
-Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º e do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente Ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 290, 400, 410.
Destinado a: Professores dos Grupos 290, 400, 410
-Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º e do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente Ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 290, 400, 410.
Marcos Daniel Santos Bazmandegan
Datas: Dias 12, 13, 14 e 15 de Maio
Local: A distância (Plataforma Zoom)
Horário:
Dias 12, 13 e 14: 18h:30 – 20h:30 (Síncronas); 20h:30 – 22h30 (Assíncronas)
Dia 15: 18h:30 – 21h:30 (Síncronas)
Nº Horas: 15 Horas
Possuir computador (ou telemóvel) com ligação à internet com câmara e microfone. A Plataforma a usar será a Zoom.
Educadores e Professor associados da APEFP - 30 Euros
Educadores e Professores não associados - 55 Euros
Email: apefp2008@gmail.com
Telefone: 968207267
Objetivos a atingir:
• Compreender diversas abordagens filosóficas e religiosas sobre a felicidade e o sentido da vida.
• Desenvolver competências de reflexão crítica e autoconhecimento.
• Promover o bem-estar e a resiliência pessoal através de práticas e ensinamentos históricos e culturais.
• Integrar conhecimentos adquiridos para enriquecer práticas pedagógicas e inspirar alunos na procura de significado e propósito.
Conteúdos da Ação:
1. O sentido da vida e o problema do mal.
a) O problema do mal como um problema de sentido.
b) A reflexão bíblica sobre o sentido da vida no livro de Job.
c) A reflexão bíblica sobre o sentido da vida no livro de Qohelet (Eclesiastes).
2. Sentido da vida e Holocausto.
a) A crise do sentido no Holocausto.
b) Paulo Celan e o Logocausto.
c) Viktor Frankl e a Logoterapia.
3. Sentido da vida e autodeterminação.
a) A questão do sentido na pós-modernidade.
b) Liberdade e autodeterminação.
c) Sentido da vida e vazio existencial.
4. Sentido da vida e felicidade à luz dos conceitos de autonomia e heteronomia.
a) Heteronomia e religião.
b) Heteronomia e moral.
c) Autonomia e filosofia.
d) Novas formas do religioso e autonomia.
5. Religião e felicidade.
a) Judaísmo tradicional e felicidade.
b) Judaísmo moderno e felicidade.
c) Religião e secularismo.
6. Novos movimentos religiosos.
a) A crise do sentido e o renascer de novos movimentos religiosos.
b) Potencial e ameaças dos novos movimentos religiosos.
c) O risco da heteronomia nos novos movimentos religiosos.
Regime de avaliação dos formandos:
A todos os formandos das ações de formação contínua será atribuída uma classificação quantitativa na escala de 1 (um) - a 10
(dez) valores, arredondada às décimas;
O referencial da escala de avaliação é o previsto no no 2, do artigo 46o do ECD, aprovado pelo DecretoLei no 41/2012, de - 21
de fevereiro:
- De 9,0 a 10,0 valores — Excelente
- De 8,0 a 8,9 valores — Muito Bom em
- De 6,5 a 7,9 valores — Bom
- De 5,0 a 6,4 valores — Regular
- De 1,0 a 4,9 valores — Insuficiente
- Sendo atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação: - Participação individual/Grupo 20%
- Realização das tarefas nas sessões/ Qualidade e adequação dos trabalhos desenvolvidos - 40%
- Trabalho de avaliação individual. - 40%