Curso de Formação que releva ao abrigo do artigo 8º e artigo 9º para avaliação e progressão em carreira dos professores dos Grupos 200 e 300.
Destinado a: Professores dos Grupos 200 e 300.
-Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º e do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente Ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo 200 e 300.
João Paulo Braga -Acreditado pelo CCPFC
Datas: Dias 22, 24, 29 e 30 de Abril
Local: A distância (Plataforma Zoom)
Horário:
Dias 22 e 24: 18h:30 – 20h:30 (Síncronas); 20h:30 – 21h30 (Assíncronas)
Dia 29: 18h:30 – 20h:30 (Síncronas); 20h:30 – 22h30 (Assíncronas)
Dia 30: 18h:30 – 21h:30 (Síncronas)
Nº Horas: 13 Horas
Possuir computador (ou telemóvel) com ligação à internet com câmara e microfone. A Plataforma a usar será a Zoom.
Educadores e Professor associados da APEFP - 30 Euros
Educadores e Professores não associados - 55 Euros
Email: apefp2008@gmail.com
Telefone: 968207267
Objetivos a atingir:
- Promover o interesse pela oratória barroca e pela obra de Vieira.
- Sensibilizar para a riqueza literária, linguística e histórico-cultural dos sermões de Vieira.
- Aprofundar o conhecimento sobre o autor, a sua vida, a sua época e a sua obra.
- Promover estratégias e metodologias diversificadas para a didática do “Sermão de Santo António. Pregado na cidade de S. Luís do Maranhão, ano de 1654”.
- Produzir materiais de suporte à didática da referida obra: planificações de unidades didáticas centradas no estudo da obra; fichas de leitura; fichas formativas; fichas de avaliação sumativa; fichas de atividades lúdicas; propostas de adaptação dramática da obra ou de textos extraídos da obra; planificações de visitas de estudo relacionadas com a obra e com o autor; planificações interdisciplinares com as disciplinas de História, Filosofia, Geografia, História da Arte, Artes Visuais, etc.
- Planificar a abordagem didática da obra.
Conteúdos da ação:
I – P.e António Vieira: a vida; a obra; a época
II – “Sermão de Santo António. Pregado na cidade de S. Luís do Maranhão, ano de 1654”
A) Génese do sermão; contexto histórico e biográfico
B) Estrutura oratória
C) Estruturas semântico-pragmáticas
D) Estruturas retórico-estilísticas
E) Relações intertextuais e interdiscursivas.
Regime de avaliação dos formandos:
A todos os formandos das ações de formação contínua será atribuída uma classificação quantitativa na escala de 1 (um) a 10 (dez) valores, arredondada às décimas;
O referencial da escala de avaliação é o previsto no no 2, do artigo 46o do ECD, aprovado pelo Decreto-Lei no 41/2012, de - 21 de fevereiro:
- De 9,0 a 10,0 valores — Excelente
- De 8,0 a 8,9 valores — Muito Bom em
- De 6,5 a 7,9 valores — Bom
- De 5,0 a 6,4 valores — Regular
- De 1,0 a 4,9 valores — Insuficiente
- Sendo atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação:
- Participação individual/Grupo 20%
- Realização das tarefas nas sessões/ Qualidade e adequação dos trabalhos desenvolvidos - 40%
- Trabalho de avaliação individual. - 40%