Curso de Formação
- Para efeitos previstos no nº1 do artº8 e ao abrigo do Despacho nº 4840/2023 de 21 de abril de 2023, que alterou o artigo 3º do Despacho nº 779/2019 de 18 de janeiro, de acordo com o ponto 1, alínea d), do referido Despacho, a presente ação releva na dimensão científico-pedagógica (artigo 9º) para efeitos de progressão em carreira.
Destinado a: Todos os grupos de Docência
- Para efeitos previstos no nº1 do artº8 e ao abrigo do Despacho nº 4840/2023 de 21 de abril de 2023, que alterou o artigo 3º do Despacho nº 779/2019 de 18 de janeiro, de acordo com o ponto 1, alínea d), do referido Despacho, a presente ação releva na dimensão científico-pedagógica (artigo 9º) para efeitos de progressão em carreira.
Eugénio Oliveira -Acreditado pelo CCPFC
Datas: Dias 19, 20, 21 e 22 de Maio
Local: A distância (Plataforma Zoom)
Horário:
Dia 19, 20 e 21: 18h:30 – 20h:30 (Síncronas); 20h:30 – 22h30 (Assíncronas)
Dia 22: 18h:30 – 21h:30 (Síncronas)
Nº Horas: 15 Horas
Possuir computador (ou telemóvel) com ligação à internet com câmara e microfone. A Plataforma a usar será a Zoom.
Educadores e Professor associados da APEFP - 30 Euros
Educadores e Professores não associados - 55 Euros
Email: apefp2008@gmail.com
Telefone: 968207267
Objetivos a atingir:
1. Possibilitar aos professores, através da filosofia, o acesso a uma abordagem educativa integrada, reflexiva, crítica e criativa propiciadora do desenvolvimento de habilidades de pensamento;
2. Fornecer as bases necessárias para a prática com qualidade do diálogo e do relacionamento interpessoal;
3. Proporcionar a apreensão da indagação filosófica e a experiência da sua constituição;
4. Desenvolver a a consciência da necessidade da educação para a cidadania e a ética;
5. Promover a participação no exercício de um pensar em “comunidade de investigação”/questionamento.
Conteúdos da ação:
1 História, fundamentos e pressupostos do Programa Filosofia para Crianças
1.1 Sua génese e o seu desenvolvimento;
1.2 Suas eventuais potencialidades;
2 As metodologias da Filosofia para Crianças
2.1 Breve apresentação das metodologias em Filosofia para Crianças
3 O papel do diálogo na prática da filosofia para crianças e jovens, em sala de aula
3.1. A prática dialógica na comunidade de investigação: possibilidades de uma educação para o pensar.
3.2. A comunidade de investigação na sala de aula.
4 Temas e conceitos para a prática pedagógica das sessões de Filosofia para crianças e Jovens
5 Preparação e Elaboração de Plano de sessão de FpCJ - (Ficha de trabalho individual)
Regime de avaliação dos formandos:
A todos os formandos das ações de formação contínua será atribuída uma classificação quantitativa na escala de 1 (um) a 10 (dez) valores, arredondada às décimas;
O referencial da escala de avaliação é o previsto no no 2, do artigo 46o do ECD, aprovado pelo Decreto-Lei no 41/2012, de - 21 de fevereiro:
- De 9,0 a 10,0 valores — Excelente
- De 8,0 a 8,9 valores — Muito Bom em
- De 6,5 a 7,9 valores — Bom
- De 5,0 a 6,4 valores — Regular
- De 1,0 a 4,9 valores — Insuficiente
- Sendo atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação:
- Participação individual/Grupo 20%
- Realização das tarefas nas sessões/ Qualidade e adequação dos trabalhos desenvolvidos - 40%
- Trabalho de avaliação individual. - 40%