Curso de Formação
-Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º e do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente Ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 410.
Destinado a: Todos os grupos de Docência
-Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º e do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente Ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 410.
BERNARDINO EUGÉNIO TEIXEIRA OLIVEIRA
SÓNIA MÚRIAS MIRA COELHO
FERNANDO NUNO FADIGAS DA PALMA
Formadores acreditados pelo CCPF
Datas: Dias 3, 5, 7 e 8 de Maio
Local: A distância (Plataforma Zoom)
Horário:
Dia 3: 10h00 -12h00 (Síncronas); 12h00 - 14h00 (Assíncronas)
Dias 5 e 7: 18h:30 – 20h:30 (Síncronas); 20h:30 – 22h30 (Assíncronas)
Dia 8: 18h:30 – 21h:30 (Síncronas)
Nº Horas: 15 Horas
Possuir computador (ou telemóvel) com ligação à internet com câmara e microfone. A Plataforma a usar será a Zoom.
Educadores e Professor associados da APEFP - 30 Euros
Educadores e Professores não associados - 55 Euros
Email: apefp2008@gmail.com
Telefone: 968207267
Objetivos a atingir:
. Compreender as Aprendizagens essenciais tendo em conta o perfil à saída da escolaridade obrigatória;
. Conhecer as competências imprescindíveis que a disciplina de Filosofia desenvolve.
. Perceber que as estratégias de ensino devem ser orientadas para as competências de problematização, conceptualização e argumentação.
. Identificar o Ensaio Filosófico como o culminar deste trabalho.
. Conceber, com clareza e rigor, um ensaio filosófico .
. Utilizar, com correção, ferramentas filosóficas na concepção e avaliação do discurso.
. Adquirir competências no âmbito das técnicas, modalidades e finalidades do ensaio filosófico.
. Desenvolver métodos de planificação, elaboração, acompanhamento e avaliação de ensaios filosóficos.
. Conhecer os problemas filosóficos contemporâneos que se adequal à produção de ensaios filosóficos.
Conteúdos da ação:
A. O Ensaio Filosófico:
1. O Ensaio Filosófico para os alunos do Ensino Secundário no contexto das aprendizagens essenciais
2. Objetivo do Ensaio Filosófico e suas características.
3. A formulação do problema para o Ensaio Filosófico.
4. Estrutura do Ensaio Filosófico.
5. Temas-problemas para o Ensaio Filosófico.
B. Redação do Ensaio Filosófico:
1. Dicas para planificação e redação de um Ensaio Filosófico.
2. Características de um bom ensaio filosófico.
3. Análise de alguns casos de ensaios filosóficos e do denominador-comum que partilham.
4. O modelo de ensaio filosófico do Prémio Nacional do Ensaio Filosófico da APEFP.
5. Outros prémios nacionais e internacionais de ensaio filosófico.
C. O Ensaio Filosófico como Estratégia Didática:
1. O que se avalia num ensaio filosófico;
2. Critérios de avaliação de um ensaio filosófico;
3. O que não se pode classificar como ensaio filosófico;
4. Demonstração de ferramentas didáticas para avaliação do ensaio filosófico.
D. Elaboração do trabalho individual (redação de mini-ensaio com estrutura modelo).
Regime de avaliação dos formandos:
A todos os formandos das ações de formação contínua será atribuída uma classificação quantitativa na escala de 1 (um) a 10 (dez) valores, arredondada às décimas;
O referencial da escala de avaliação é o previsto no no 2, do artigo 46o do ECD, aprovado pelo Decreto-Lei no 41/2012, de - 21 de fevereiro:
- De 9,0 a 10,0 valores — Excelente
- De 8,0 a 8,9 valores — Muito Bom em
- De 6,5 a 7,9 valores — Bom
- De 5,0 a 6,4 valores — Regular
- De 1,0 a 4,9 valores — Insuficiente
- Sendo atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação:
- Participação individual/Grupo 20%
- Realização das tarefas nas sessões/ Qualidade e adequação dos trabalhos desenvolvidos - 40%
- Trabalho de avaliação individual. - 40%