Curso de Formação
Curso de Formação
-Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente Ação de Formação releva para efeitos de progressão na carreira de Educadores e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e ao abrigo do artigo 3.º do Despacho n.º 779/2019, de 18 de janeiro, alterado pelo Despacho nº 4840/2023 de 21 de abril de 2023, de acordo com o ponto 1, alínea d), releva na dimensão científico-pedagógica (artigo 9.º) para efeitos de progressão na carreira dos docentes de todos os grupos de recrutamento.
Destinado a: Todos os grupos de docência.
Mestre Ana Mécia Rodrigues Aleixo Marques de Oliveira - Mestre em Linguística
Datas: Dias 14, 17, 21 e 24 de Abril
Local: A distância (Plataforma Zoom)
Horário:
Dias 14, 17 e 21: 18h:30 – 20h:30 (Síncronas); 20h:30 – 22h30 (Assíncronas)
Dia 24: 18h:30 – 21h:30 (Síncronas)
Nº Horas: 15 Horas
Possuir computador (ou telemóvel) com ligação à internet com câmara e microfone. A Plataforma a usar será a Zoom.
Educadores e Professor associados da APEFP - 30 Euros
Educadores e Professores não associados - 55 Euros
Email: apefp2008@gmail.com
Telefone: 968207267
Objetivos a atingir:
- Reconhecer a importância da comunicação no dia-a-dia;
- Listar as caraterísticas da comunicação verbal e não verbal
- Aplicar técnicas de comunicação de forma consciente
- Promover a auto-perceção do seu estilo comunicativo;
- Conhecer a Comunicação Não Violenta;
- Reconhecer as estratégias de comunicação que não funcionam;
- Reconhecer conceitos de uma comunicação eficiente;
- Reconhecer (em mim e no outro) e aumentar o vocabulário das emoções;
- Aprender a nomear e gerir sentimentos;
- Promover relacionamentos positivos, amorosos que favoreçam a cooperação;
- Melhorar o clima laboral e/ou familiar e restabelecer laços de empatia e confiança;
- Estabelecer bases de comunicação assertiva douradoras em equipas/grupos;
- Identificar e aumentar o vocabulário das necessidades (O que é importante para mim? O que é importante para o outro?);
Conteúdos da ação:
Introdução à Comunicação Não Violenta
- Estratégias para criar “Rapport”: adequação ao estilo comunicativo do outro (voz e importância da comunicação não verbal)
- O que é a Comunicação Não Violenta (CNV)? Porquê “não violenta”?
- Compreender as 4 etapas da CNV: observação, sentimentos, necessidades e pedido
- 3 pilares da CNV: empatia, expressão honesta e gratidão
- Reconhecer a importância de não omitir nenhuma das 4 etapas no processo de interação verbal: o perigo das falhas de comunicação
- Conflito: o que é?
- “Para criar a paz no mundo, basta uma pessoa: Eu!: tomada de consciência do seu perfil enquanto comunicador (identificação, nomeação e aceitação), das próprias emoções e necessidades, criando um discurso interno baseado na autoaceitação e empatia
- Ultrapassar a autocrítica, vitimização, negação e evitamento;
Etapa 1: Observação
- O que é observar?
- Ouvir e observar sem julgar
- Saber como expressar factos
- Impacto dos rótulos: O que são? Porque os usamos?
- Como a CNV encara o elogio
- O desafio de ir além dos rótulos
- Como perceber o julgamento na frase e transformá-lo em facto
- Desenvolver a escuta ativa e compassiva, evitando julgamentos
Etapa 2: Sentimentos
- O que são emoções e sentimentos? Quais as diferenças?
- Aumentar o vocabulário emocional
- Identificar as emoções mais frequentes
- Falsas emoções
- Reconhecer que os sentimentos têm ligação direta com as necessidades e saber expressá-los
- Reconhecer no comportamento linguístico do outro a expressão dos seus sentimentos (e das suas necessidades)
- Compreender e desenvolver empatia por si e pelo outro
- Escutar críticas com curiosidade e sentido de humor, sem se colocar na defensiva
- Partilha de cada elemento com o grupo sobre rótulos e perspetivas;
Etapa 3: Necessidades
- O que são necessidades?
- Aumentar o vocabulário relacionado com as necessidades humanas
- Identificar as necessidades mais frequentes
- Reconhecer que os sentimentos sinalizam a (in)satisfação das necessidades
- Reconhecer as necessidades humanas como universais e as estratégias como variáveis
- Expressar necessidades com liberdade, confiança, verdade e transparência
- Autoaceitação genuína e reconhecer a importância de aceitar e satisfazer as nossas necessidades
- As motivações por detrás do comportamento linguístico (necessidades, as motivações ocultas da comunicação)
- Reconhecer no comportamento linguístico do outro a expressão dos seus valores, necessidades e emoções
- Aceitação do outro tal como tal como se apresenta
Etapa 4: Pedido
- A importância de pedir
- Características do Pedido - os 3 tipos de pedido: de reflexão/confirmação, de conexão e de ação;
- Como expressar Pedidos?;
- Pedir VS exigir;
- Pedidos e estratégias;
- Negociar pedidos;
- Reconhecer o pedido como um processo passo a passo.
- Partilha de cada elemento com o grupo: “Como lidas com a resposta “Não!”?”;
Mediação de Conflitos
- Distinguir as diversas técnicas de gestão de conflitos, favorecendo o desenvolvimento do estilo colaborativo para um melhor desenvolvimento pessoal e melhor convivência nas instituições
- Os princípios orientadores e os passos do processo de mediação
- Conhecer e desenvolver as principais competências de um mediador, através de prática simulada
- Realização de exercícios de consolidação e mediação, com base em situações reais em contexto profissional, usando o modelo da mediação com Comunicação Não-Violenta
Regime de avaliação dos formandos:
A todos os formandos das ações de formação contínua será atribuída uma classificação quantitativa na escala de 1 (um) - a 10
(dez) valores, arredondada às décimas;
O referencial da escala de avaliação é o previsto no no 2, do artigo 46o do ECD, aprovado pelo DecretoLei no 41/2012, de - 21
de fevereiro:
- De 9,0 a 10,0 valores — Excelente
- De 8,0 a 8,9 valores — Muito Bom em
- De 6,5 a 7,9 valores — Bom
- De 5,0 a 6,4 valores — Regular
- De 1,0 a 4,9 valores — Insuficiente
- Sendo atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação: - Participação individual/Grupo 20%
- Realização das tarefas nas sessões/ Qualidade e adequação dos trabalhos desenvolvidos - 40%
- Trabalho de avaliação individual. - 40%