Curso de Formação
--Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º e do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente Ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 290, 400, 410
Destinado a: Professores dos Grupos 290, 400, 410
-Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º e do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente Ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 290, 400, 410
Marcos Daniel Santos Bazmandegan
Datas: Dias 14, 15, 16 e 17 de Abril
Local: A distância (Plataforma Zoom)
Horário:
Dias 14, 15 e 16: 18h:30 – 20h:30 (Síncronas); 20h:30 – 22h30 (Assíncronas)
Dia 17: 18h:30 – 21h:30 (Síncronas)
Nº Horas: 15 Horas
Possuir computador (ou telemóvel) com ligação à internet com câmara e microfone. A Plataforma a usar será a Zoom.
Educadores e Professor associados da APEFP - 30 Euros
Educadores e Professores não associados - 55 Euros
Email: apefp2008@gmail.com
Telefone: 968207267
Objetivos a atingir:
• Compreender as dimensões históricas e éticas do Holocausto, examinando o seu contexto, causas e consequências.
• Analisar criticamente as diferentes teodiceias e respostas filosóficas propostas diante do problema do mal representado pelo Holocausto.
• Explorar as implicações teológicas e éticas do Holocausto nas tradições religiosas, especialmente na teologia judaica.
• Promover reflexões interdisciplinares sobre a relevância do Holocausto para a compreensão do mal, do sofrimento humano e da filosofia contemporânea
Conteúdos da Ação:
Ponto 1. Introdução ao Holocausto e ao Problema do Mal
- Contextualização histórica do Holocausto.
- Exploração do conceito filosófico do mal e as suas diferentes abordagens teológicas.
- Discussão sobre o impacto do Holocausto na filosofia contemporânea.
Ponto 2. Teodiceia e Respostas Filosóficas ao Problema do Mal
- Análise das teodiceias clássicas e as suas limitações diante do Holocausto.
- Exame das diferentes respostas filosóficas ao problema do mal durante e após o Holocausto.
- Reflexão sobre as implicações éticas e filosóficas das respostas propostas.
Ponto 3. Teologia do Holocausto e Religião Judaica
- Estudo das abordagens teológicas judaicas ao Holocausto.
- Análise das respostas teológicas judaicas ao problema do mal e à questão do sofrimento humano.
- Discussão sobre o papel do Holocausto na teologia contemporânea judaica.
Ponto 4. Desafios e Perspetivas Contemporâneos
- Reflexão sobre os desafios contemporâneos do Holocausto.
- Exploração das perspetivas inter-religiosas e interdisciplinares sobre o problema do mal.
- Discussão sobre como a teodiceia do Holocausto pode informar a nossa compreensão do mal e do sofrimento humano nos dias atuais
Regime de avaliação dos formandos:
A todos os formandos das ações de formação contínua será atribuída uma classificação quantitativa na escala de 1 (um) - a 10
(dez) valores, arredondada às décimas;
O referencial da escala de avaliação é o previsto no no 2, do artigo 46o do ECD, aprovado pelo DecretoLei no 41/2012, de - 21
de fevereiro:
- De 9,0 a 10,0 valores — Excelente
- De 8,0 a 8,9 valores — Muito Bom em
- De 6,5 a 7,9 valores — Bom
- De 5,0 a 6,4 valores — Regular
- De 1,0 a 4,9 valores — Insuficiente
- Sendo atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação: - Participação individual/Grupo 20%
- Realização das tarefas nas sessões/ Qualidade e adequação dos trabalhos desenvolvidos - 40%
- Trabalho de avaliação individual. - 40%