Curso de Formação
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente Ação de Formação releva para efeitos de progressão na carreira de Educadores e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e ao abrigo do artigo 3.º do Despacho n.º 779/2019, de 18 de janeiro, alterado pelo Despacho nº 4840/2023 de 21 de abril de 2023, de acordo com o ponto 1, alínea d), releva na dimensão científico-pedagógica (artigo 9.º) para efeitos de progressão na carreira dos docentes de todos os grupos de recrutamento.
Destinado a: Todos os grupos de Docência
-Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente Ação de Formação releva para efeitos de progressão na carreira de Educadores e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e ao abrigo do artigo 3.º do Despacho n.º 779/2019, de 18 de janeiro, alterado pelo Despacho nº 4840/2023 de 21 de abril de 2023, de acordo com o ponto 1, alínea d), releva na dimensão científico-pedagógica (artigo 9.º) para efeitos de progressão na carreira dos docentes de todos os grupos de recrutamento.
Eugénio Oliveira -Acreditado pelo CCPFC
Datas: Dias 21, 22, 23 e 24 de Abril
Local: A distância (Plataforma Zoom)
Horário:
Dias 21, 22 e 23: 18h:30 – 20h:30 (Síncronas); 20h:30 – 22h30 (Assíncronas)
Dia 24: 18h:30 – 21h:30 (Síncronas)
Nº Horas: 15 Horas
Possuir computador (ou telemóvel) com ligação à internet com câmara e microfone. A Plataforma a usar será a Zoom.
Educadores e Professor associados da APEFP - 30 Euros
Educadores e Professores não associados - 55 Euros
Email: apefp2008@gmail.com
Telefone: 968207267
Objetivos a atingir:
: Saber como integrar jogos pedagógicos/filosóficos no ensino da filosofia para crianças.
- Desenvolver diálogos filosóficos em sala de aula aplicando os jogos filosóficos.
- Capacitar os professores para a formulação de perguntas filosóficas.
. Desenvolver habilidades de argumentação e debate.
- Explorar conceitos Filosóficos através de jogos filosóficos.
- Promover o pensamento crítico, a reflexão e o debate por meio de jogos filosóficos.
Conteúdos da ação:
1. Introdução à Pedagogia dos Jogos
1.1. História e evolução dos jogos na educação.
1.2. Fundamentos teóricos: Piaget, Vygotsky, Bruner e a aplicação de jogos na aprendizagem.
1.3. Benefícios da utilização de jogos no desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças.
2. A importância dos Jogos Filosóficos para a comunidade de investigação
2.1. Estrutura de um jogo filosófico: temas, Método de aplicação, regras, e objetivos educacionais.
2.2. A transversalidade educacional dos jogos filosóficos
2.3 As atividades de Filosofia para Crianças com base nos Dilemas, Paradoxos, Enigmas e Silogismos filosóficos
3.Os Jogos filosóficos e sua aplicação em contexto de sala de aula
- Jogo da Caixa das Perguntas Filosóficas
- Jogo dos Valores
- Jogo do debate filosófico
- Jogo das Definições
- Jogo das Categorias Filosóficas
- Jogo do Mapa Concetual ou Jogo da "Árvore Filosófica"
- Jogo do Dilema Ético
- Jogo da Verdade
- Jogo da Linha Filosófica
- Jogo do "Laboratório de Pensamento".
4. Elaboração da ficha de trabalho individual; elaboração de plano de sessão de Filosofia para Crianças e Jovens com recurso a um jogo filosófico.
Regime de avaliação dos formandos:
A todos os formandos das ações de formação contínua será atribuída uma classificação quantitativa na escala de 1 (um) a 10 (dez) valores, arredondada às décimas;
O referencial da escala de avaliação é o previsto no no 2, do artigo 46o do ECD, aprovado pelo Decreto-Lei no 41/2012, de - 21 de fevereiro:
- De 9,0 a 10,0 valores — Excelente
- De 8,0 a 8,9 valores — Muito Bom em
- De 6,5 a 7,9 valores — Bom
- De 5,0 a 6,4 valores — Regular
- De 1,0 a 4,9 valores — Insuficiente
- Sendo atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação:
- Participação individual/Grupo 20%
- Realização das tarefas nas sessões/ Qualidade e adequação dos trabalhos desenvolvidos - 40%
- Trabalho de avaliação individual. - 40%