Curso de Formação | Integrado na Base de Formação RBE (Rede de Bibliotecas Escolares)
-Para efeitos previstos no nº1 do artº8 e ao abrigo do Despacho nº 4840/2023 de 21 de abril de 2023, que alterou o artigo 3º do Despacho nº 779/2019 de 18 de janeiro, de acordo com o ponto 5 do referido Despacho, a presente ação releva na dimensão científico-pedagógica (artigo 9º) para efeitos de progressão em carreira de todos os educadores e professores..
Destinado a: Todos os grupos de docência.
-Para efeitos previstos no nº1 do artº8 e ao abrigo do Despacho nº 4840/2023 de 21 de abril de 2023, que alterou o artigo 3º do Despacho nº 779/2019 de 18 de janeiro, de acordo com o ponto 5 do referido Despacho, a presente ação releva na dimensão científico-pedagógica (artigo 9º) para efeitos de progressão em carreira de todos os educadores e professores..
Maria de Fátima Correia- Acreditada pelo CCPFC
Datas: Dias 17, 24 e 31 de Maio
Local: A distância (Plataforma Zoom)
Horário: 18h:30 – 21h:30 (Síncronas)
+ 6 horas assíncronas
Nº Horas: 15 Horas
Possuir computador (ou telemóvel) com ligação à internet com câmara e microfone. A Plataforma a usar será a Zoom.
Educadores e Professor associados da APEFP - 30 Euros
Educadores e Professores não associados - 55 Euros
Email: apefp2008@gmail.com
Telefone: 968207267
Objetivos a atingir:
1. Refletir sobre os desafios e exigências colocados à escola e ao ensino pela sociedade do conhecimento, relacionando-os com a emergência de novas literacias.
2. Refletir criticamente sobre a influência das práticas da escola no gosto pela leitura e pela escrita.
3. Desenvolver estratégias que despertem o gosto pela leitura e pela escrita.
4. Diversificar as situações de aprendizagem dos alunos.
5. Estimular a utilização de ferramentas tecnológicas e recursos digitais que propiciem a exploração de novos ambientes de aprendizagem e de colaboração.
6. Promover a diferenciação pedagógica, a criatividade e o espírito crítico.
7. Divulgar trabalhos dos alunos e dos professores, dando visibilidade aos produtos da sala de aula.
Conteúdos da ação:
1ª Sessão (síncrona)
Apresentação da ação: programa, desenvolvimento e avaliação.
Criação de um padlet (mural) para partilha de materiais e lançamento de desafios.
Graus de complexidade textual: textos não complicados; textos desafiantes e textos complexos (ACT 2006 e programas de Português).
Proficiência na leitura: alguns descritores (PISA 2012 e 2018).
2ª Sessão (síncrona)
Características e complexidade do ato de ler.
Benefícios do ato de ler. A biblioterapia.
Fatores de desmotivação e insucesso: a cultura de não-leitor e o livro como objeto afetivo e cultural.
O livro e os novos suportes de leitura – cibercultura. Alargamento e reconfiguração da leitura e da escrita.
3ª Sessão (síncrona)
Leitura e escrita como práticas transtextuais.
Estratégias de leitura diversificadas: literatura digital (“Inanimated Alice” e poesia virtual).
A produção de escrita livre e lúdica como forma de melhor chegar à compreensão da leitura.
4ª Sessão (assíncrona)
Exercícios de escrita criativa e de leitura. Partilha de atividades.
5ª Sessão (assíncrona)
Aplicação em sala de aula.
6ª Sessão (síncrona)
Apresentação de projetos.
Avaliação da ação.
Regime de avaliação dos formandos:
A todos os formandos das ações de formação contínua será atribuída uma classificação quantitativa na escala de 1 (um) - a 10
(dez) valores, arredondada às décimas;
O referencial da escala de avaliação é o previsto no no 2, do artigo 46o do ECD, aprovado pelo DecretoLei no 41/2012, de - 21
de fevereiro:
- De 9,0 a 10,0 valores — Excelente
- De 8,0 a 8,9 valores — Muito Bom em
- De 6,5 a 7,9 valores — Bom
- De 5,0 a 6,4 valores — Regular
- De 1,0 a 4,9 valores — Insuficiente
- Sendo atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação: - Participação individual/Grupo 20%
- Realização das tarefas nas sessões/ Qualidade e adequação dos trabalhos desenvolvidos - 40%
- Trabalho de avaliação individual. - 40%