Destinado a: Todos os grupos de docência.
-Para efeitos previstos no nº1 do artº8 e ao abrigo do Despacho nº 4840/2023 de 21 de abril de 2023, que alterou o artigo 3º do Despacho nº 779/2019 de 18 de janeiro, de acordo com o ponto 5 do referido Despacho, a presente ação releva na dimensão científico-pedagógica (artigo 9º) para efeitos de progressão em carreira de todos os educadores e professores.
Datas: Dias 11, 12, 18 e 25 de Março
Local: A distância (Plataforma Zoom)
Horário:
Dias 11 e 25 de Março: das 18h30 às 20h30;
Dia 12 e 18 de Março: das 18h30 às 21h00
+ 6 Horas de trabalho assíncrono.
Nº Horas: 15 Horas
Possuir computador (ou telemóvel) com ligação à internet com câmara e microfone. A Plataforma a usar será a Zoom.
Educadores e Professor associados da APEFP - 30 Euros
Educadores e Professores não associados - 55 Euros
Email: apefp2008@gmail.com
Telefone: 968207267
Objetivos a atingir:
- Criar atividades educativas e interativas utilizando as aplicações online e gratuitas Kahoot e Quizizz;
- Utilizar a gamificação para envolver os alunos de forma a tornar as aulas mais interativas (jogos educativos, questionários interactivos)
- Utilizar as ferramentas como forma de avaliação formativa;
- Motivar os alunos a terem um papel ativo, passando a ser construtores e autores de conhecimento.
Conteúdos da ação:
1ª Sessão (síncrona) – 2h
Apresentação da ação: programa, desenvolvimento e avaliação.
O papel da Biblioteca Escolar no apoio ao currículo
2.ª Sessão (síncrona) – 2h30
Aplicação Kahoot :
Elaboração das atividades no Kahoot;
Partilha das atividades de forma síncrona e assíncrona.
3ª Sessão (assíncrona) – 3h
Exploração da ferramenta Kahoot: criação de uma atividade
4.ª Sessão: (síncrona) – 2h30
Aplicação Quizizz:
- Elaboração de atividades no Quizizz: “quiz” e “Lesson”
- Utilização de flashcards;
- Criação e utilização de Memes:
- Partilha das atividades de forma síncrona e assíncrona.
5ª Sessão (assíncrona) – 3h
Exploração da ferramenta Quizizz: criação de uma atividade
6.ª Sessão (síncrona) – 2h
Apresentação/discussão da criação de uma atividade com o uso dos instrumentos Kahoot e / ou Quizizz
Kahoot versus Quizizz: vantagens e desvantagens
Regime de avaliação dos formandos:
A todos os formandos das ações de formação contínua será atribuída uma classificação quantitativa na escala de 1 (um) a 10 (dez) valores, arredondada às décimas;
O referencial da escala de avaliação é o previsto no nº 2, do artigo 46º do ECD, aprovado pelo DecretoLei nº 41/2012, de - 21 de fevereiro:
- De 9,0 a 10,0 valores — Excelente
- De 8,0 a 8,9 valores — Muito Bom
- De 6,5 a 7,9 valores — Bom
- De 5,0 a 6,4 valores — Regular
- De 1,0 a 4,9 valores — Insuficiente
- Sendo atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação: - Participação individual/Grupo
20%
- Realização das tarefas nas sessões/ Qualidade e adequação dos trabalhos desenvolvidos - 40%
- Trabalho de avaliação individual. - 40%