Curso de Formação
-Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e ao abrigo do Despacho nº 4840/2023 de 21 de abril de 2023, que alterou o artigo 3º do Despacho nº 779/2019 de 18 de janeiro, de acordo com o ponto 5 do referido Despacho, a presente ação releva na dimensão científico-pedagógica (artigo 9º) para efeitos de progressão em carreira dos docentes de todos os grupos de recrutamento
Destinado a: Todos os grupos de docência.
Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e ao abrigo do Despacho nº 4840/2023 de 21 de abril de 2023, que alterou o artigo 3º do Despacho nº 779/2019 de 18 de janeiro, de acordo com o ponto 5 do referido Despacho, a presente ação releva na dimensão científico-pedagógica (artigo 9º) para efeitos de progressão em carreira dos docentes de todos os grupos de recrutamento
Sónia Gonçalves -Acreditada pelo CCPFC
Datas: Dias 9, 10, 11 e 19 de Abril
Local: A distância (Plataforma Zoom)
Horário:
Dia 9 e 10: 18h:30 – 20h:30 (Síncronas); 20h:30 – 22h30 (Assíncronas)
Dia 11: 18h:30 – 21h:30 (Síncronas); 21h:30 – 22h30 (Assíncronas)
Dia 19: 10h:00 – 13h:00 (Síncronas); 13h:00 –14h00 (Assíncronas)
Nº Horas: 15 Horas
Possuir computador (ou telemóvel) com ligação à internet com câmara e microfone. A Plataforma a usar será a Zoom.
Educadores e Professor associados da APEFP - 30 Euros
Educadores e Professores não associados - 55 Euros
Email: apefp2008@gmail.com
Telefone: 968207267
Objetivos a atingir:
Abordar a questão da Igualdade de Género nas suas diferentes dimensões e contextos; Modificar a perspetiva existente sobre papéis de género; Formar professores e educadores para que estes introduzam na sua prática pedagógica instrumentos, técnicas e atividades consciencializadoras e promotoras da Igualdade de Género; Promover o debate e a consciência crítica sobre questões relacionadas com a Igualdade de Género; Reconhecer a importância da coeducação para a cidadania como fator preventivo da desigualdade de Género; Perspetivar a Escola como lugar privilegiado para a promoção da Igualdade de Género; Operacionalizar estratégias para a promoção da Igualdade de Género em contexto escolar.
Conteúdos da ação:
1.A ORDEM SOCIAL DE GÉNERO
(Dos pontos d. e e. pode ser escolhido apenas um
a. Conceitos de sexo e de género: descrever e compreender a realidade de homens e de mulheres
b. Estereótipos de género e representações sociais de homens e de mulheres
c. Papéis sociais de género e organização social
d. Relações de género: hierarquias e relações de poder entre mulheres e homens; discriminações sexuais directas e
indirectas; violência de género
e. (As)simetrias e (des)igualdades entre mulheres e homens e implicações para a vida individual e colectiva
2. GÉNERO, EDUCAÇÃO E CURRÍCULO
a. As diferentes dimensões do currículo (formal, informal, oculto, nulo...)
b. Comunicação, linguagem e recursos pedagógicos: (in)visibilidades e estereotipias
c. Género, saberes e competências: conhecimento e memória
3. ÁREAS E DIMENSÕES DE INTERVENÇÃO EDUCATIVA
(são obrigatórias pelo menos duas alíneas)
a. Género, espaços, ambientes e interações entre os sexos
b. Género, autonomia, (cor)responsabilidade e liderança
c. Género, corpo, saúde e cuidado
Regime de avaliação dos formandos:
A todos os formandos das ações de formação contínua será atribuída uma classificação quantitativa na escala de 1 (um) - a 10
(dez) valores, arredondada às décimas;
O referencial da escala de avaliação é o previsto no no 2, do artigo 46o do ECD, aprovado pelo DecretoLei no 41/2012, de - 21
de fevereiro:
- De 9,0 a 10,0 valores — Excelente
- De 8,0 a 8,9 valores — Muito Bom em
- De 6,5 a 7,9 valores — Bom
- De 5,0 a 6,4 valores — Regular
- De 1,0 a 4,9 valores — Insuficiente
- Sendo atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação: - Participação individual/Grupo 20%
- Realização das tarefas nas sessões/ Qualidade e adequação dos trabalhos desenvolvidos - 40%
- Trabalho de avaliação individual. - 40%