Curso de Formação que releva ao abrigo do artigo 8º e artigo 9º para avaliação e progressão em carreira dos Professores dos Grupos 290, 400, 410
Destinado a: Professores dos Grupos 290, 400, 410.
-Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º e do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente Ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 290, 400, 410.
Susana Vilas Boas -Acreditado pelo CCPFC
Datas: Dias 24, 25, 26 e 27 de Março
Local: A distância (Plataforma Zoom)
Horário:
Dias 24, 25 e 26: 18h:30 – 20h:30 (Síncronas); 20h:30 – 22h30 (Assíncronas)
Dia 27: 18h:30 – 21h:30 (Síncronas)
Nº Horas: 15 Horas
Possuir computador (ou telemóvel) com ligação à internet com câmara e microfone. A Plataforma a usar será a Zoom.
Educadores e Professor associados da APEFP - 30 Euros
Educadores e Professores não associados - 55 Euros
Email: apefp2008@gmail.com
Telefone: 968207267
Objetivos a atingir:
1. Conhecer a História do Cristianismo e a História da Igreja atendendo ao modo como se desenvolveu o pensamento e a visão sobre Deus e sobre o ser humano.
2. Compreender de que modo a revolução do pensamento tecnocientífico moderno alterou e influenciou o modo de viver e pensar a religião, tanto ao nível individual como ao nível social.
3. Compreender a articulação entre fé e ciência ao longo dos tempos e as consequências que daí derivaram para a conceção de Deus e do ser humano nos nossos dias.
4. Criar dispositivos didáticos sobre o tema e que possam vir a ser partilhados como recursos educativos abertos.
Conteúdos da ação:
1. Contextualização
1.1. O pensamento cristão ao longo dos séculos
1.2. Desenvolvimentos doutrinais e teológicos face às correntes filosóficas
2. A imagem de Deus
2.1. Visão bíblica e revolução trazida pela proposta de Jesus Cristo
2.2. A imagem de Deus: desenvolvimentos deste a Igreja nascente até à Modernidade
3. A imagem do ser humano
3.1. Visão bíblica e revolução trazida pela proposta de Jesus Cristo
3.2. A imagem de Deus: desenvolvimentos deste a Igreja nascente até à Modernidade
4. Modernidade: entre a revolução Científica e a revolução doutrinal
4.1. Modernidade: da recusa de Deus à divinização do humano e da ciência
4.2. Cristianismo e Ciência Moderna: posicionamentos da igreja no Concilio Vaticano I e no Concílio Vaticano II
4.3. Consequências do pensamento Moderno: Um secularismo cheio de deuses
5. Produção de planificações e materiais didáticos
Regime de avaliação dos formandos:
A todos os formandos das ações de formação contínua será atribuída uma classificação quantitativa na escala de 1 (um) a 10 (dez) valores, arredondada às décimas;
O referencial da escala de avaliação é o previsto no no 2, do artigo 46o do ECD, aprovado pelo Decreto-Lei no 41/2012, de - 21 de fevereiro:
- De 9,0 a 10,0 valores — Excelente
- De 8,0 a 8,9 valores — Muito Bom em
- De 6,5 a 7,9 valores — Bom
- De 5,0 a 6,4 valores — Regular
- De 1,0 a 4,9 valores — Insuficiente
- Sendo atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação:
- Participação individual/Grupo 20%
- Realização das tarefas nas sessões/ Qualidade e adequação dos trabalhos desenvolvidos - 40%
- Trabalho de avaliação individual. - 40%