Curso de Formação | Formação ainda não está na Base de Formação da RBE - Só quando abrir o prazo para submeter à aprovação é que será considerada para estes efeitos.
-Para efeitos previstos no nº1 do artº8 e ao abrigo do Despacho nº 4840/2023 de 21 de abril de 2023, que alterou o artigo 3º do Despacho nº 779/2019 de 18 de janeiro, de acordo com o ponto 5 do referido Despacho, a presente ação releva na dimensão científico-pedagógica (artigo 9º) para efeitos de progressão em carreira de todos os educadores e professores..
Destinado a: Todos os grupos de docência.
-Para efeitos previstos no nº1 do artº8 e ao abrigo do Despacho nº 4840/2023 de 21 de abril de 2023, que alterou o artigo 3º do Despacho nº 779/2019 de 18 de janeiro, de acordo com o ponto 5 do referido Despacho, a presente ação releva na dimensão científico-pedagógica (artigo 9º) para efeitos de progressão em carreira de todos os educadores e professores..
Liliana Melo- Acreditada pelo CCPFC
Datas: Dias 6, 13, 19 e 20 de Dezembro
Local: A distância (Plataforma Zoom)
Horário:
Dias 6 e 20: 18h:30 – 20h:30 (Síncronas)
Dias 13 e 19: 18h:30 – 21h:00 (Síncronas)
+ 6 horas assíncronas
Nº Horas: 15 Horas
Possuir computador (ou telemóvel) com ligação à internet com câmara e microfone. A Plataforma a usar será a Zoom.
Educadores e Professor associados da APEFP - 30 Euros
Educadores e Professores não associados - 55 Euros
Email: apefp2008@gmail.com
Telefone: 968207267
Objetivos a atingir:
• Capacitar os alunos para uma leitura crítica e reflexiva no acesso a variadas fontes de informação e na análise de conteúdos da Web.
• Conhecer modelos e conceitos essenciais de literacia de informação
• Fomentar a aquisição de noções relativas ao enquadramento ético e legal da informação, de modo a evitar o plágio e a respeitar os direitos de autor
• Conhecer e aplicar a APA (7.ª ed.) na citação e referenciação bibliográfica
• Provocar a mudança no comportamento de pesquisa de informação.
Conteúdos da ação:
1. Competências de literacia com a biblioteca escolar – documentos estruturantes:
1.1. Referencial “Aprender com a Biblioteca Escolar”
1.2 .DigCompEdu
1.3. Plano de Ação para a Educação Digital (2021-2027)
1.4. RBE: Quadro Estratégico 2021-2027 e Documentos Estruturantes
1.5. Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória
1.6. PADDE: contributos da Biblioteca Escola
2. Roteiro para a pesquisa:
2.1.Competências de literacia em contexto de aprendizagem - Pesquisa de informação: processos
Guiões de Pesquisa
Planificação: Brainstorming; mapa conceptual.
Pesquisa/seleção de informação: Como pesquisar com eficácia? Fontes; Como analisar criticamente a informação pesquisada? - teste CRAAP
Uso da informação - comportamento ético no tratamento da informação;
Citar e Referenciar – Norma APA 7.ª edição: Recolher citações diretas e indirectas; Rentabilizar o Word / Google Docs nas citações e referências
Avaliação
2.2 REA e Wikipédia
Recursos Educacionais Abertos
Licenças Creative Commons - Licenciar e divulgar- apresentação de trabalhos
Wikipédia
Regime de avaliação dos formandos:
A todos os formandos das ações de formação contínua será atribuída uma classificação quantitativa na escala de 1 (um) - a 10
(dez) valores, arredondada às décimas;
O referencial da escala de avaliação é o previsto no no 2, do artigo 46o do ECD, aprovado pelo DecretoLei no 41/2012, de - 21
de fevereiro:
- De 9,0 a 10,0 valores — Excelente
- De 8,0 a 8,9 valores — Muito Bom em
- De 6,5 a 7,9 valores — Bom
- De 5,0 a 6,4 valores — Regular
- De 1,0 a 4,9 valores — Insuficiente
- Sendo atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação: - Participação individual/Grupo 20%
- Realização das tarefas nas sessões/ Qualidade e adequação dos trabalhos desenvolvidos - 40%
- Trabalho de avaliação individual. - 40%