Curso de Formação que releva ao abrigo do artigo 8º e artigo 9º para avaliação e progressão em carreira dos professores do Grupo 410.
Destinado a: Professores do Grupo 410.
-Para os efeitos previstos no nº1 do artigo 8º e do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente Ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo 410.
Artur Galvão -Acreditado pelo CCPFC
Datas: Dias 7, 8 e 9 de Novembro
Local: A distância (Plataforma Zoom)
Horário:
Dias 7 e 8 : 18h:30 – 20h:30 (Síncronas); 20h:30 – 21h30 (Assíncronas)
Dia 9: Das 10h30 às12h30 (Síncronas) e das 12h30 às 14h30 (Assíncronas); e das 17h00 às 20h00 (Síncronas) e das 20h00 às 22h00 (Assíncronas)
Nº Horas: 15 Horas
Possuir computador (ou telemóvel) com ligação à internet com câmara e microfone. A Plataforma a usar será a Zoom.
Educadores e Professor associados da APEFP - 30 Euros
Educadores e Professores não associados - 55 Euros
Email: apefp2008@gmail.com
Telefone: 968207267
Objetivos a atingir:
- Compreender a natureza e a importância do problema da demarcação
- Analisar alguns dos critérios de demarcação propostos pela Filosofia da Ciência
- Explorar as limitações dos vários critérios de demarcação
- Conhecer os críticos do problema da demarcação
- Desenvolver abordagens pedagógicas e dispositivos didáticos sobre o tema e que possam vir a ser partilhados como recursos educativos abertos
Conteúdos da ação:
1. Introdução Panorâmica [1h síncronas + 1h assíncronas]
1.1. A necessidade de classificar o conhecimento
1.2. Os problemas do problema da demarcação
2. Critérios de Demarcação [6h síncronas + 4h assíncronas]
1.1. Positivismo Lógico e a verificabilidade (A. J. Ayer)
1.2. Sociologia e o ‘ethos’ da ciência (R. Merton)
1.3. Racionalismo crítico e a falsificabilidade (K. Popper / I. Lakatos)
1.4. Historicismo e os quebra-cabeças (T. Kuhn)
1.5. Abordagens multicriteriais (M. Mahner)
3. A Demarcação Reconsiderada [2h síncronas + 1h assíncronas]
1.1. A ‘morte’ da demarcação (L. Laudan)
1.2. Vale tudo (P. Feyerabend)
1.3. A demarcação morreu? Viva a demarcação! (M Pigliucci)
Regime de avaliação dos formandos:
A todos os formandos das ações de formação contínua será atribuída uma classificação quantitativa na escala de 1 (um) a 10 (dez) valores, arredondada às décimas;
O referencial da escala de avaliação é o previsto no no 2, do artigo 46o do ECD, aprovado pelo Decreto-Lei no 41/2012, de - 21 de fevereiro:
- De 9,0 a 10,0 valores — Excelente
- De 8,0 a 8,9 valores — Muito Bom em
- De 6,5 a 7,9 valores — Bom
- De 5,0 a 6,4 valores — Regular
- De 1,0 a 4,9 valores — Insuficiente
- Sendo atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação:
- Participação individual/Grupo 20%
- Realização das tarefas nas sessões/ Qualidade e adequação dos trabalhos desenvolvidos - 40%
- Trabalho de avaliação individual. - 40%